Esporte

Participaê reúne dezenas de jovens em escola estadual de Quebrangulo

Selaj, através da Superintendência de Juventude, já estuda novas edições do “Participaê” nos demais municípios alagoanos

Paulo Chancey Junior

Interação, descontração e planos para o futuro. Dezenas de jovens estudantes da Escola Estadual Elza Soares Cavalcante, na cidade de Quebrangulo, fizeram parte do projeto “Participaê”, realizado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

As ações aconteceram durante esta quarta-feira (14) e foram divididas em três espaços. No primeiro, oficina de xadrez, com representantes da Federação Alagoana de Xadrez (Fexeal), trazendo todas as explicações sobre o jogo, bem como partidas com os professores e também entre os próprios alunos.

Em outro espaço houve a oficina de iniciação científica para construção de foguetes, utilizando materiais recicláveis, por alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a terceira atividade foi de “Break Dance” e “BBoys”, com danças e músicas, com participação do Grupo “CL Beats”.

Segundo a gerente de Políticas Públicas para Juventude, Gilliane Batista, o evento foi considerado um sucesso e outra edição já foi solicitada para escolas da cidade. “Esta edição do Participaê atendeu as nossas expectativas. Fomos muito bem recepcionados e pudemos interagir com os alunos, que junto com a direção da escola já solicitaram o nosso retorno, agora no período vespertino. É muito gratificante participar deste projeto, já que o nosso principal objetivo é aproximar o poder público da juventude alagoana, levando acesso à informação, fortalecimento do jovem como indivíduo, buscando contribuir com o seu projeto de vida, articulando oportunidades que possam garantir a concretização desta trajetória”, afirmou.

A Selaj, através da Superintendência de Juventude, já estuda novas edições do “Participaê” nos demais municípios alagoanos, com divulgação de local e data em breve.

O projeto

O Participaê atua na formação e preparação de jovens para o mercado de trabalho, ampliação de acesso ao esporte, lazer, cultura e tecnologia da informação, promoção da vida segura, direitos humanos e políticas afirmativas, bem como o estímulo à cidadania e a participação social.