Esporte

CRB precisa de 22 pontos em 11 partidas para conquistar acesso

Tristão Garcia, matemático especialista em futebol, acredita que 62 pontos garantem G4 ao final da Série B

Se quiser subir ao G4, CRB precisa de aproveitamento de 66.67% (foto: Douglas Araújo/Assessoria CRB)

Smack Neto

A reta final da Série B se aproxima e as equipes começam a fazer as contas para saber o que precisam fazer para atingir os seus objetivos. Nesse momento, surgem os matemáticos da bola, para calcular as probabilidades de acesso das equipes. Tristão Garcia, matemático já conhecido em âmbito nacional por se debruçar nas probabilidades do futebol, estipulou a pontuação necessária para que uma equipe conquiste o acesso: 62 pontos.

A conta leva em consideração não só a pontuação em si, como os times que estão na disputa por uma vaga no G4 da competição. Com isso, o Galo terá de conquistar 22 dos 33 pontos a serem disputados para chegar a série A em 2017. Numa matemática rápida, o CRB precisa de 7 vitórias e um empate em 11 jogos. Ou então, 6 vitórias e 4 empates.

De acordo com a pontuação calculada por Tristão Garcia, o CRB precisa de um aproveitamento de 66,67% nas próximas 11 partidas para chegar no final da Série B dentro do G4. Bem diferente dos 28,57% que a equipe conquistou nos primeiros jogos do returno.