Esporte

CSA voltará a disputar uma final fora de Alagoas após 17 anos

Copa Conmebol 1999 foi a última final disputada em uma competição que não era o Alagoano

CSA não disputava uma final de competição fora de Alagoas desde 1999 (Foto: Museu do Esporte)

Smack Neto

8 de dezembro de 1999. Essa foi a última vez que o CSA entrou em campo para disputar uma partida final de campeonato que não fosse válida por competição Estadual. O CSA enfrentou o Talleres, da Argentina, mas após vencer a primeira partida no Rei Pelé por 4x2, o Azulão acabou sendo derrotado por 3x0 na Argentina e ficou com o vice-campeonato da Copa Conmebol. Após garantir vaga na final da Série D, o clube Alagoano voltará a disputar uma decisão de competição fora do Estado depois de 17 anos.

Existem algumas coincidências entre as duas equipes, já que naquele ano o CSA teve uma boa organização da direção do clube, que se planejou para disputar as competições na época. Além disso, o time era forte, com jogadores como Missinho, Willians e Mimi. Hoje, nomes como Didira, Cleyton (que já foi embora mas foi decisivo no acesso) e Bismarck fizeram com que o Azulão chegasse em mais uma final inédita, assim como aquela disputada em solo argentino.

Dessa vez, a competição é nacional. O CSA será a primeira equipe Alagoana a disputar a final da Série D do Campeonato Brasileiro, assim como foi a primeira equipe do Nordeste a disputar uma final de competição internacional. O objetivo agora é ir em busca do título da competição e transformar o CSA no primeiro campeão brasileiro entre os clubes Alagoanos.

Vale lembrar que o Azulão já bateu na trave 3 vezes na tentativa de conquistar um título nacional. Na década de 80, entre 1980 e 1983, o CSA disputou por 3 vezes a final da Taça de Prata, o equivalente a Série B do Campeonato Brasileiro. Com grandes craques como Peu, Veiga, Jacozinho e Romel, o CSA acabou sendo vice campeão para o Londrina (1980), Campo Grande-RJ (1982) e Juventus-SP (1983).

O objetivo do elenco Azulino é reescrever a história e aumentar a galeria de troféus do Mutange com uma Taça inédita, a de Campeão Brasileiro da Série D.

Confira os melhores momentos da primeira partida entre CSA x Talleres, com vitória do CSA por 4x2 no Rei Pelé lotado para 30.000 pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=sFQn0HlN8Ac