Esporte

Com 7 campeões olímpicos, Tite convoca seleção para as Eliminatórias

Treinador convocou 23 jogadores para os jogos contra o Equador e Colômbia, em setembro

Tite chamou 7 campeões Olímpicos para os jogos da Eliminatória (Foto: Yahoo)

Smack Neto

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) a primeira convocação da Seleção Brasileira sob a direção de Tite. O novo treinador chamou 23 atletas para os jogos diante do Equador e Colômbia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A surpresa ficou por conta dos 7 campeões Olímpicos, no último sábado (21).

Em coletiva, o treinador falou sobre o critério de convocação para as primeiras partidas da Seleção Brasileira:

- Eu não quero ser o otimista irresponsável e nem o pessimista que só vê o lado ruim das coisas. Estamos avaliando o momento de cada um. Essa convocação foi feita pelos dois jogos, analisando o momento de cada jogador.

Questionado sobre a dificuldade de tempo para preparar a equipe, o técnico preferiu não lamentar e ressaltou que o cargo que ele ocupa já prevê esse tipo de situação:

- Não vou ficar lamentando situações que passaram, então vou assumir a responsabilidade. O que vamos buscar é dar a equipe a oportunidade de vencer. Procuramos os atletas que estão em melhores condições físicas e técnicas, porque os dois jogos exigirão demais. Na conversa que eu tive com os treinadores de clubes, o objetivo é justamente fazer com que esses atletas exerçam na seleção a mesma função que exercem nos clubes.

O treinador deixou em aberto possíveis convocações de jogadores que ficaram de fora da sua primeira lista:

- Existe uma série de jogadores que poderiam ser convocados. As vezes um pequeno detalhe que as vezes impede uma convocação de um jogador. Exemplos como o do Luan, Elias, Fernandinho e o Geromel, que nós estamos acompanhando, tanto por vídeo como indo aos jogos.

Outro ponto importante citado na coletiva foi o pedido de Neymar para deixar de ser capitão da seleção brasileira. Tite disse que ainda não pensou no assunto e pretende analisar a situação nos próximos dias:

Eu conversei com o Neymar após a vitória no sábado e disse a ele para curtir o momento com a família dele. Não me ative a essa questão (da capitania), mas existem vários jogadores que podem ocupar e exercer esse posto com extrema competência.

O Brasil atua contra o Equador, em Quito, numa quinta-feira, dia 01 de setembro, as 18h. Em seguida, a seleção encara a Colômbia na Arena da Amazônia, de Manaus, no dia 06 de setembro, as 21h45.

Confira os convocados de Tite:

Goleiros:

Alisson (Roma-ITA)

Grohe (Grêmio)

Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros:

Gil (Shandong-Luneng-CHI)

Marquinhos (PSG-FRA)

Miranda (Inter de Milão-ITA)

Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais:

Daniel Alves (Juventus-ITA)

Fagner (Corinthians)

Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP)

Marcelo (Real Madrid-ESP)

Meio campo:

Casemiro (Real Madrid-ESP)

Giuliano (Zenit-RUS)

Lucas Lima (Santos)

Paulinho (Guangzhou-CHI)

Coutinho (Liverpool-ING)

Rafael Carioca (Atlético-MG)

Renato Augusto (Beijing-CHI)

William (Chelsea-ING)

Atacantes:

Gabigol (Santos)

Gabriel Jesus (Palmeiras)

Neymar (Barcelona-ESP)

Taison (Shaktar Donestk-UCR)