Sargento da Polícia Militar garante vaga no Mundial de Karatê, na Romênia

Fernanda Alves
Após conquistar o vice-campeonato brasileiro de karatê, o sargento da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) Alysson Lira se prepara para mais um novo desafio internacional: o mundial da modalidade, que será realizado na Romênia, em 2026.
Na última semana, o militar participou do 32º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos. A competição ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Ginásio Mauro Pinheiro (Ibirapuera), em São Paulo. O atleta competiu na categoria Adulto B (68 kg a 78 kg), faixas marrom e preta, junto a outros mais de 40 atletas de todo o Brasil.
A conquista do vice-campeonato o classificou para o Mundial na Europa do ano que vem. “Estou muito feliz com meu resultado e desempenho no campeonato, não só pelo meu vice-campeonato, mas por todo o processo e por ter pessoas especiais que caminharam comigo e me ajudaram nessa caminhada”, comemorou o atleta e combatente.

O sargento Alysson, que atualmente serve na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), carrega no currículo esportivo o título de bicampeão brasileiro, além de acumular sete finais nacionais. Também é bicampeão Norte-Nordeste e soma 17 conquistas no Campeonato Alagoano.
Ele, porém, relata que há muitos desafios por trás da vitória. Enquanto servia em missão no Rio de Janeiro pela Força Nacional, o militar sofreu uma lesão séria, que o afastou das competições: “Em março de 2024, durante um jogo de futsal amistoso, rompi vários ligamentos do tornozelo esquerdo e passei por uma cirurgia dois meses depois. Isso me fez ficar afastado dos treinos e competições durante muito tempo. Após longos meses de fisioterapia e fortalecimento, consegui voltar aos treinos, mas aquém da forma física e do condicionamento de um atleta de alto rendimento”.
A vitória mais recente, segundo ele, tem um valor ainda mais especial: marcar o retorno aos tatames após o longo período de recuperação.