Após Brasileiro de Ginástica de Trampolim, AL mantém protagonismo com grandes eventos esportivos

Paulo Chancey Junior
Depois de mais de uma década, Alagoas volta a ser palco de um grande evento nacional de ginástica. O estado recebeu, na última semana, o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim Júnior, Elite e o Torneio Nacional, reforçando o protagonismo como palco de grandes eventos esportivos. O evento contou com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).
A última vez que Alagoas recebeu eventos de tamanha relevância na modalidade foi em 2005, com o Brasileiro de Ginástica Rítmica de Conjunto, e em 2008, com o Brasileiro de Ginástica Artística. Agora, o retorno das competições reforça o papel do estado como anfitrião de grandes disputas esportivas.
Para a presidente da Federação Alagoana de Ginástica, Carla Cabus, a realização do Brasileiro de Trampolim em solo alagoano é motivo de celebração e reconhecimento.
“É um marco importante para a ginástica em nosso estado. Alagoas volta ao cenário nacional, abrindo espaço para que jovens atletas tenham a chance de competir em casa e mostrando que temos estrutura e organização para sediar grandes eventos”, afirmou.
A secretária Lydia Pollyana destacou não apenas a relevância da ginástica, mas também a sequência de competições que vêm movimentando o estado.
“O Brasileiro de Trampolim representa mais um passo dentro da nossa política de fortalecer o esporte em todas as suas modalidades. Nos últimos meses, Alagoas sediou a etapa final do Rally dos Sertões e o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que trouxeram visibilidade, turistas e movimentaram setores como hotelaria e gastronomia. Nosso compromisso é abrir portas para que cada vez mais eventos de nível nacional e internacional escolham Alagoas como sede”, disse.
O impacto vai além das quadras e arenas. Além de estimular o esporte de base e revelar novos talentos, eventos dessa magnitude aquecem a economia, geram empregos temporários, fortalecem o turismo e reafirmam a capacidade do estado de receber competições de grande porte.
Alagoas, a casa do esporte
Ainda faltam alguns meses para o final de 2025, mas a atual temporada já apresentou grandes eventos esportivos, organizados e apoiados pelo Governo de Alagoas, por meio da Selaj: o Fórum Estadual de Formação Esportiva, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC); a etapa final do Rally dos Sertões e, mais recentemente, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
Pela frente ainda serão realizados eventos como o “Cross Urbano – Caixa” e a Copa Rainha Marta Nordeste, que reunirá seleções dos nove estados da região. Ambos os eventos acontecem no Estádio Rei Pelé.
Com o retorno das grandes competições, Alagoas se firma mais uma vez como referência no cenário esportivo, celebrando não só a tradição, mas também um futuro promissor para a ginástica e outras modalidades.