Esporte

Cronistas esportivos de Alagoas estão de lutos pela morte de Edvaldo Alves, um ícone marcante do microfone

Natural de Correntes/PE, Edvaldo se estabeleceu em Alagoas, onde construiu carreira e família | Arquivo pessoal

Por Edmilson Teixeira

O rádio alagoano perde uma de suas vozes mais marcantes. Faleceu nesta quarta-feira, 12, aos 80 anos, Edvaldo Alves, um ícone da comunicação que deixou um legado inestimável, principalmente na Rádio Difusora de Alagoas. Ele lutava contra um câncer.

Ao longo de sua brilhante carreira, Edvaldo Alves destacou-se tanto como apresentador de programas, quanto como narrador esportivo na Rádio Difusora, onde sua paixão pelo rádio e seu talento conquistaram inúmeros ouvintes.

"Eu Edmílson Teixeira, tive a honra de atuar com esse ícone que nos deixa um grande legado profissional, entre os anos 80 e 90 na Difusora, quando eu atuava como repórter. Por sinal, eu já era um seu grande fã quando ainda jovem em Capela/AL, o acompanhava nas transmissões esportivas. Pois o destino da viva nos levou até formar uma parceria profissional nos anos 90, que se estendeu para além das ondas do rádio. Ele tinha uma produtora de vídeo voltada para produção de reportagens de eventos das Prefeituras e eu um jornal Impresso, a Tribuna dos Municípios, cujas nossas viagens eram sempre feitas juntos num mesmo carro.

Edvaldo Alves era conhecido por sua personalidade contagiante. Sua chegada em qualquer ambiente era sinônimo de alegria, e seu jeito simpático e agradável era apreciado por todos.

O falecimento de Edvaldo Alves gerou comoção no meio intelectual e de comunicação. A ACEA Associação de Cronistas de Alagoas, em nome de seu presidente Adaelson Vilela, se manifestou em suas redes sociais seus sentimentos de pêsames para a família. O médico e presidente da Academia Maceioense de Letras, Dr. Jorge Soares, prestou sua homenagem emocionada:

"Estou triste. Um cidadão de rara grandeza. Um verdadeiro homem do rádio. Assisti muito seu programa de auditório na antiga rádio Educadora Palmares de Alagoas. Era o mestre de cerimônia do Pastoril pelo cordão azul. A imprensa perde um de seus distintos filhos. Que Deus o receba em sua infinita glória e conforte seus distintos familiares."

“A partida de Edvaldo Alves deixa uma lacuna imensa na radiodifusão alagoana, mas sua voz e seu legado de profissionalismo e alegria continuarão vivos na memória de seus colegas, amigos e ouvintes”, disse o jornalista Jorge Moraes, dando conta que o Edvaldo Alves era gente boa demais. “Foi quem me levou para conhecer e depois trabalhar na Rádio Difusora, isso há 52 anos”, retratou.

Dados históricos

Natural de Correntes/PE, Edvaldo se estabeleceu em Alagoas, onde construiu carreira e família.

Na comunicação, teve passagem de destaque nas rádios Difusora, Palmares, Progresso, Jornal, JH. Mas também teve destaque na imprensa escrita, com passagens pelo Jornal de Alagoas, Jornal de Serviço, Jornal de Hoje e Jornal Gazeta de Alagoas.

A despedida de Edvaldo Alves, acontecerá nesta quinta-feira (13), no Cemitério Parque das Flores, capela 2. O velório está marcado para começar às 8h, e o sepultamento marcado para 16h.