Governo de Alagoas impulsiona calendário esportivo e movimenta fim de ano com grandes eventos
Leonardo Leão
O final de semana esportivo em Alagoas foi bastante movimentado. As duas maiores cidades do estado receberam grandes eventos com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). A King Cup, competição de Fut7, e a III etapa do Circuito da Liga Alagoana de Jiu-Jitsu agitaram Maceió e Arapiraca.
King Cup
Com início no último sábado (29), logo após o encerramento da Copa Afia, o Estádio Rei Pelé, maior palco esportivo de Alagoas, recebeu a 2ª edição da King Cup, competição de futebol 7 para categorias de base do sub-8 ao sub-15.
Organizada pela Federação Alagoana de Futebol 7 (FAF7), a King Cup contou com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Selaj, reunindo mais de 64 equipes e cerca de 800 atletas. As disputas terminaram nessa terça-feira (2), com as finais de cada categoria.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol 7 e organizador da competição, Marcos César, ressaltou a importância do evento e agradeceu a parceria com o Governo de Alagoas.
“Este é o segundo ano que realizamos a King Cup, uma competição que traz experiência e oportunidade para esses garotos que estão iniciando no esporte e lutando por um sonho. É um grande orgulho estar à frente deste projeto e contribuir com o desenvolvimento deles. Destaco o apoio fundamental da Selaj e do Governo de Alagoas para a realização de mais uma edição da King Cup”, afirmou.
Circuito da Liga Alagoana de Jiu-Jitsu
Na “capital do Agreste”, a cidade de Arapiraca recebeu, no último domingo (30), a III etapa do Circuito da Liga Alagoana de Jiu-Jitsu, também com apoio do Governo de Alagoas e execução da Selaj. O evento aconteceu no Ginásio João Paulo II e marcou o encerramento do calendário da modalidade em 2025.
A competição foi um sucesso, reunindo atletas de várias regiões do estado e reforçando o crescimento e a consolidação do jiu-jitsu em Alagoas. Para a presidente da Liga, Sibele Lima, a etapa final simboliza um ano de evolução.
“Encerramos mais uma temporada com a sensação de dever cumprido. O Circuito cresceu, revelou novos talentos e consolidou o jiu-jitsu como uma das modalidades mais fortes do estado. Esta última etapa em Arapiraca foi uma grande festa do esporte. Agradeço ao Governo de Alagoas, que, por meio da Selaj, nos apoiou em diversos sentidos e tornou este evento possível”, destacou.

Fim de ano movimentado
O ano de 2025 vem sendo marcado por grandes competições realizadas em Alagoas. Entre elas, a 1ª edição da Copa Rainha Marta Nordeste, a Copa Afia, uma das principais competições de futebol amador do mundo -, o Coliseu Extreme Fight, que reforçou a relevância do MMA no estado; o Jogo das Estrelas do Adriano Imperador, que reuniu ex-craques e influenciadores no Estádio Rei Pelé; além da King Cup e da 3ª etapa do Circuito da Liga Alagoana de Jiu-Jitsu.
A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, celebrou o ano esportivo e destacou a evolução das modalidades em Alagoas.
“Foi um grande ano para o esporte alagoano. Conseguimos levar desenvolvimento para diversas modalidades, promovendo grandes eventos e competições, além de possibilitar conquistas expressivas que dão ainda mais relevância aos nossos atletas. Para mim, é uma alegria enorme proporcionar essa evolução junto ao Governo de Alagoas. Que em 2026 possamos realizar um ano ainda melhor”, afirmou.