Esporte e tradição: PM-AL celebra 40ª Meia Maratona Tiradentes com mais de 3.500 participantes
Fernanda Alves
Tradição, superação, recorde de público e muita alegria marcaram a 40ª Meia Maratona e Corrida Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). A edição 2026 aconteceu na manhã deste domingo (26). O evento, que é considerado o mais tradicional do estado no segmento de corrida de rua, contou com mais de 3.350 inscritos distribuídos entre as provas de 5km, 10 km e 21 km.
A concentração iniciou às 4h, com largada na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió. Atletas de diversas faixas etárias, entre civis e militares, completaram a prova que integra as comemorações alusivas ao 21 de abril, data da morte do herói nacional e patrono das polícias militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A Banda de Música da PM executou o Hino Nacional na abertura e animou a programação ao longo da manhã. A Banda do Programa Ronda no Bairro também abrilhantou a manhã próximo à área de largada. No pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), o público acompanhou a exposição de viaturas históricas e a apresentação do trabalho, equipamentos e animais das unidades especializadas. Ao longo do trajeto, guarnições motorizadas e patrulhas a pé garantiram a segurança dos competidores e o controle do trânsito, além do apoio do efetivo de militares na logística da prova.
“Celebramos a Corrida Tiradentes, este grande evento esportivo da Polícia Militar de Alagoas. Parabenizo todos os participantes e, de forma especial, os oficiais e graduados responsáveis pela organização desta grande iniciativa. Este é um dia festivo e de confraternização, que reúne nosso público interno e toda a sociedade alagoana”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, em seu pronunciamento sobre o evento.

O Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) da PM, responsável pela organização, comemorou o sucesso da iniciativa, que bateu recorde de público. “Agradecemos a presença de todos que abrilhantaram este evento, que se tornou grandioso e superou todas as expectativas, principalmente em público. Tudo transcorreu sem intercorrências: todos começaram e terminaram bem. Agora, vamos confraternizar ao som da banda de música. É a primeira vez na história da Polícia Militar que realizamos uma corrida para tanta gente, e ficamos muito felizes com isso”, avaliou o tenente-coronel Pedro Honorato, chefe do DEFD.

Percursos e histórias
Ao cruzar a linha de chegada após completar os 21 quilômetros, o sargento Fellipe Durval, do Centro Integrado de Assistência (CIA), comentou o resultado: “Estou muito feliz por ter concluído essa meia maratona com um bom tempo de prova. Também considero uma honra participar desta edição histórica, por ser a quadragésima. A organização está de parabéns. O evento foi 100%”.

Depois da pista, teve pódio para a cabo Larissa Barbosa, que conquistou o 1º lugar na categoria feminina dos 10 km entre policiais militares de Alagoas. “Desde que ingressei na PM-AL, a corrida passou a fazer parte da minha rotina e virou paixão. Esta é a minha 5ª prova na Meia Maratona Tiradentes e, pela terceira vez, subi ao pódio. Dessa vez, 1º lugar na minha categoria. Essa conquista é reflexo de anos conciliando nutrição e corrida. E uma coisa eu sempre digo: tanto a nutrição quanto o esporte são generosos. Eles devolvem tudo o que você entrega”, refletiu a militar e atleta.
.jpeg)
Entre os participantes civis estava o casal Sarah Cecília e Elisandro Peixoto. A corrida se tornou uma paixão recente, e a estreia no evento teve clima de festa para ambos. A comemoração foi em dose dupla: ela começou o dia do próprio aniversário correndo, enquanto ele, que completou idade nova na última terça-feira (21), Dia de Tiradentes, também celebrou a data.
“Esta prova teve um significado muito profundo para mim. Eu escolhi comemorar os meus 30 anos fazendo algo que descobri ser uma grande paixão: a corrida de rua. Comemorar o novo ciclo vencendo desafios e cuidando da minha saúde foi a forma mais simbólica e especial de celebrar a minha própria jornada. Também achei a organização impecável. Uma boa estrutura é o que faz a diferença para quem está participando querer participar novamente. Desde a entrega do kit até a sinalização do percurso e os pontos de hidratação, tudo funcionou”, ressaltou a psicóloga, finalizando: “Celebrar nossos ciclos de vida dessa forma, lado a lado no asfalto, foi um presente indescritível”.
(1).jpg.jpeg)
“Esta é nossa segunda corrida em um ano que está sendo marcado pela nossa mudança de hábitos para ter uma rotina saudável. Sobre o evento, a estrutura estava muito boa, fizemos o trecho de 5km bem tranquilo. A segurança estava bem reforçada em todo o evento. Para mim foi marcante, já que faço aniversário no dia de Tiradentes (21 de abril), e correr nossa primeira Tiradentes marca muito a virada de chave para uma vida saudável que fizemos neste ano. Esperamos continuar e correr ao longo dos anos nas próximas edições”, enfatizou o engenheiro.
.jpg)
Resultados
Entusiasta da prática esportiva dentro e fora da corporação, o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, completou a meia maratona e representou o comandante-geral na abertura oficial e na entrega das premiações. “Além da saúde física e mental, o esporte estreita laços, promove união e aproxima a Polícia Militar da comunidade alagoana. A prática esportiva e a busca por uma vida saudável são valores que cultivamos na corporação e que queremos também inspirar na sociedade”, afirmou o coronel Neyvaldo.
.jpg)
Os resultados por categoria estão disponíveis AQUI.