Delegados da Polícia Civil participam de curso nacional sobre cooperação jurídica internacional

Laura Gomes
Cinco delegados da Polícia Civil de Alagoas (PCAL) participaram, entre os dias 5 e 7 de agosto, do Curso do Programa Nacional de Difusão da Cooperação Jurídica Internacional – Grous Brasil. A capacitação ocorreu de forma presencial e em período integral, no auditório da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN.
Representaram a polícia alagoana os delegados Flávio Dutra, Juliane Santos, Eduardo Scaramelo e Roberto Batista, lotados na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); e o delegado Bruno Tavares, do Setor de Planejamento Operacional da PCAL.
O curso foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), promovida por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região.
A programação abrangeu conceitos e práticas relacionados à cooperação jurídica internacional, com foco no aprimoramento da atuação de profissionais do sistema de justiça, como policiais civis e federais, magistrados, promotores, defensores públicos e advogados da União.
O objetivo do programa é fortalecer a atuação integrada entre instituições nacionais e internacionais, assegurando maior eficácia nos procedimentos e processos que envolvam jurisdições estrangeiras. A capacitação de agentes públicos nesta área é fundamental para o enfrentamento aos crimes transnacionais e para o fortalecimento da segurança pública