Notícias

Alagoas assinará cooperação internacional entre universidades estaduais e a de Lisboa, em Portugal

Proposta tem como objetivo promover a internacionalização do ensino superior alagoano | Julyan Bomfim / Ascom Serfi

Julyan Bomfim

Representantes das universidades públicas de Alagoas e do Governo do Estado se reuniram com o professor João Catarino, da Universidade de Lisboa, para debater os termos de uma possível cooperação internacional. A proposta, ainda em construção, tem como objetivo promover a internacionalização do ensino superior alagoano, com foco na formação docente, incluindo o envio de professores das instituições alagoanas para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Portugal.

“Estamos animados para que seja feita a internacionalização e o termo de cooperação através das universidades”, destacou o reitor da Uncisal, Henrique Costa. A pró-reitora do Ifal, Cledilma Costa, reforçou: “é com muita satisfação estar para cooperar pela internacionalização do ensino”. Já o reitor da Uneal, Odilon Máximo, defendeu: “é necessário que pensemos em ações de impacto social com a cooperação”.

O secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, também ressaltou a importância estratégica da articulação. “Fizemos uma reunião importante com as instituições alagoanas para avançar no termo de cooperação internacional com a Universidade de Lisboa, representada pelo professor João Catarino. Por missão do governador Paulo Dantas, estamos construindo esse acordo técnico, científico e pedagógico. Agradeço a confiança do governador e das secretárias Renata Santos (Fazenda) e Paula Dantas (Seplag). A educação é a saída: ela aproxima e transforma.”


O termo em debate considera a realidade e os interesses de cada instituição, com possibilidade de construção de projetos conjuntos, além de programas de formação continuada. O foco é fortalecer a produção científica, qualificar o corpo docente e ampliar as conexões internacionais da educação superior alagoana. A previsão é que a formalização do acordo ocorra em setembro, mês do aniversário de Alagoas, com anúncio oficial por parte do governador. Se concretizada, a cooperação marcará um novo momento para o estado, consolidando uma política pública que alia educação, ciência e internacionalização como vetores de desenvolvimento.

Participaram da reunião as secretarias de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e das universidades Uncisal, Ifal, Ufal e Uneal. Representando a Serfi, esteve presente o secretário Júlio Cezar. Pela Sefaz, participou a assessora estadual do Tesouro, Natália Olivindo, em nome da secretária Renata dos Santos. Felipe Vargas representou a Seplag, e João Vicente Oliveira, a Fapeal.

Entre as instituições de ensino superior, participaram os reitores Henrique Costa (Uncisal), Odilon Máximo (Uneal) e Carlos Guedes Catarino (Ifal), além da pró-reitora Cledilma Costa (Ifal) e da representante Jeylla Salomé Barbosa (Uneal).