Notícias

Alurb fiscaliza comércios e orienta sobre destinação correta do lixo na capital

Alurb fiscaliza comércios e orienta sobre destinação correta do lixo | Tháchyna Lorena/Ascom Alurb

Alexandre Vieira e Tháchyna Lorena (estagiária)

Com o propósito de averiguar como é feito o descarte de resíduos gerados por estabelecimentos comerciais, equipes de fiscalização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) estiveram nas principais do bairro de Jaraguá e da Pajuçara, durante toda a última quinta-feira (08), notificando possíveis comerciantes para que se adequem ao Código Municipal de Limpeza Urbana.


Equipes de educação ambiental da Autarquia acompanharam o ação e orientaram clientes dos estabelecimentos sobre os locais e critérios para o despejo adequado do lixo. Jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis ​​pela coleta domiciliar na cidade, também participaram da ação.

Fiscais visitaram empreendimentos no bairro de Jaraguá. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

Fiscais visitaram empreendimentos no bairro de Jaraguá

A coordenadora geral de fiscalização, Sasha Annet, falou da ação e destacou a importância de fazer aliados na limpeza da cidade. "Temos regras que devem ser seguidas, de acordo com nosso Código Municipal de Limpeza Urbana, e estamos cobrando isso dos responsáveis ​​pela geração de grandes quantidades de resíduos. É essencial que os proprietários dos comércios da região entendam a importância de descartar corretamente seu lixo", disse.

Paulo Henrique elogiou a coleta regular, mas reclamou das pessoas que rasgam os sacos e espalham o lixo nas ruas, antes da passagem do caminhão coletor. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

Paulo Henrique elogiou a coleta regular, mas reclamou das pessoas que rasgam os sacos e espalham o lixo nas ruas, antes da passagem do caminhão coletor

"O lixo aqui não tem o que reclamar não, todo santo dia passa o caminhão do lixo e o pessoal trabalha bem. O grande problema é o pessoal que rasga o lixo. As pessoas precisam se unirem pra ter uma conscientização. Se o lixo passa correto na sua rua então o certo é colocar no dia da coleta", disse Paulo Henrique, 45 anos, dono de um estabelecimento na região.

A previsão é que os fiscais da Alurb, em conjunto com o setor de educação ambiental, realizem mais ações desse tipo em localidades críticas que foram mapeadas anteriormente pelo órgão.