Seis municípios alagoanos aderem ao Núcleo de Telessaúde

Os municípios alagoanos de Branquinha, Colônia Leopoldina, Penedo, Porto Calvo, Rio Largo, São Luís do Quitunde e União dos Palmares assinaram nessa quinta-feira (7) o termo de adesão ao Núcleo de Telessaúde de Alagoas. As cidades foram selecionadas com base nos critérios de maturidade digital, índices de mortalidade, localização estratégica e hospitais de referência, com prioridade para o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e a Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm).
A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Maria Zilda Ferreira, e a secretária de Japaratinga Maria do Carmo Barbosa, enfermeira obstetra, participaram solenidade junto aos secretários dos municípios que aderiram ao projeto. A assessora técnica Camila Nogueira também participou do lançamento oficial – que contou com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.- e se deu no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A. C. Simões, em Maceió.
O Núcleo tem como foco as gestações de alto risco e beneficiará os municípios por meio de serviços de Telemedicina e do uso de tecnologias de Inteligência Artificial, que auxiliarão os profissionais de saúde na predição de riscos, no monitoramento e na determinação de linhas de cuidado mais assertivas para o pré-natal adequado.
O Núcleo faz parte de um conjunto de ações que fortalecem a presença de Alagoas no mapa do SUS Digital, a partir de um processo de modernização, integração e digitalização dos serviços de saúde pública, para garantir mais acesso, qualidade, equidade e eficiência no atendimento à população. Vale ressaltar que o projeto, cujo investimento é de R$ 4,6 milhões, é financiado pelo MS, terá duração de 36 meses e ofertará os serviços de Telessaúde: Teletriagem, Tele-educação, Teleorientação, Teleinterconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento.
Estão previstos mais de 3 mil atendimentos, distribuídos entre as diferentes modalidades, com especialistas em Ginecologia e Obstetrícia de Alto Risco, uma vez que o objetivo do Núcleo é reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil em Alagoas.
Ascom Cosems/AL