Livro escrito por técnicos do TCE-AL destaca legado de Graciliano Ramos como gestor público

A atuação de Graciliano Ramos como administrador público será tema de uma nova obra produzida por técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), com lançamento previsto para outubro, durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e o TCE-AL, por meio da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça. A proposta partiu da Escola, sob a gestão da conselheira Maria Cleide Beserra, e visa apresentar, sob uma perspectiva técnico-pedagógica, a contribuição de Graciliano enquanto prefeito de Palmeira dos Índios, entre 1928 e 1930, alinhada a princípios que hoje orientam o controle externo da administração pública.
A obra é assinada pelo diretor técnico da Escola de Contas, Perroneo Tojal, e pelas assessoras jurídicas Kézia Rodrigues e Cláudia Albuquerque. Segundo os autores, o livro revela um Graciliano à frente do seu tempo, ao tratar de temas como responsabilidade fiscal, planejamento orçamentário, transparência e sustentabilidade ambiental, já em seu relatório de gestão como prefeito.
O presidente do TCE, conselheiro Fernando Toledo, destacou a importância do projeto como forma de reforçar o papel pedagógico do Tribunal e ampliar o alcance das ações institucionais por meio da cultura. A expectativa é que o livro também seja apresentado nacionalmente durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, previsto para dezembro, em Florianópolis (SC).
Ascom TCE/AL