Secretaria de Estado da Segurança adere à política pública Alagoas Lilás

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) aderiu à política pública “Alagoas Lilás”, uma ação pioneira no Brasil lançada pelo Governo de Alagoas, que visa ampliar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o território alagoano.
O termo que formalizou o compromisso institucional da SSP com os princípios, diretrizes e objetivos da política foi assinado na manhã desta sexta-feira (8) pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva. Na assinatura, o gestor reforçou a importância de trabalhos conjuntos que garantam os direitos das vítimas de violência.
“Reconhecemos essa ação como prioridade estratégica para o enfrentamento das violências contra as mulheres e, com isso, iremos reforçar os trabalhos já desempenhados pelas forças de segurança no combate a esses tipos de crimes. Temos uma atuação contundente na luta em prol das vítimas, com ações preventivas e investigativas, além de um atendimento humanizado realizado pelos agentes que integram o Corpo de Bombeiros Militar e as Polícias Civil, Militar e Científica”, afirmou ele.
O Alagoas Lilás conta com seis eixos estratégicos estruturantes. Entre eles, a formação continuada da rede de profissionais para escuta qualificada e acolhimento humanizado; o acompanhamento e o monitoramento da trajetória das usuárias via a criação do Observatório da Mulher e de um Indicador Integrado; e o redesenho do fluxo de atendimento e implementação de um sistema de interoperabilidade entre os serviços.
Com o compromisso firmado, a SSP vai instituir uma comissão interna para acompanhar e monitorar as ações no âmbito de competência da pasta. O secretário Flávio Saraiva reforçou que essa comissão estará alinhada à Chefia de Políticas de Segurança da Mulher, que já desenvolve trabalho de mobilização, conscientização, prevenção e enfrentamento da violência.
“Nossa equipe atua em conjunto com as unidades especializadas das instituições ligadas à SSP e também às outras secretarias do estado, formando uma rede de apoio. Seguiremos firmes nesse propósito de garantia de direitos para que tenhamos uma população ainda mais segura”, frisou.
Ascom SSP-AL