Sefaz lança programa de segurança dos postos fiscais

Gabrielly Barreto
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lançou, nesta quinta-feira (7), o Programa de Segurança dos Postos Fiscais, iniciativa estratégica que amplia a proteção às equipes que atuam na linha de frente da arrecadação.
O evento de lançamento foi realizado no auditório da secretaria e contou com a presença de autoridades da área fazendária, da segurança pública e de representantes de entidades.
O programa visa fortalecer as práticas de segurança nos pontos de fiscalização, promovendo um ambiente mais seguro e eficiente para o trabalho dos servidores, alinhado aos princípios institucionais de responsabilidade e cuidado com as pessoas.
Na ocasião, a mesa de honra foi composta pela secretária da Fazenda, Renata dos Santos; pelo secretário de Estado do Governo, Vitor Pereira; pelo comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, que representou o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva; pelo subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Neyvaldo Amorim; pelo comandante da Companhia de Polícia Militar Independente Fazendária (CPM/IFAZ), major Mizael Pessoa; e pela superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira.
Estiveram presentes ainda o diretor de Inteligência da PM, tenente-coronel Thiago de Moraes Duarte; o representante da Associação do Fisco de Alagoas (Asfal), Carlos Alberto Teixeira; o presidente do Sindicato dos Auditores de Arrecadação e Finanças do Estado de Alagoas (Sindafisco), Marcos Sérgio Ferreira Neto; e o presidente do Sindicato do Fisco de Alagoas (Sindifisco), Irineu Torres.
Representando o Governo do Estado, o secretário Vitor Pereira parabenizou a condução da Sefaz sob a liderança da secretária Renata dos Santos e reforçou a importância da integração entre Fazenda e Segurança Pública.

“Tenho plena confiança no trabalho da Sefaz, que reúne alguns dos melhores quadros do serviço público de Alagoas. A integração entre Fazenda e Segurança Pública é um dos grandes diferenciais da atual gestão. São duas secretarias que vêm apresentando os melhores resultados dos últimos anos, tanto no aumento da arrecadação quanto na redução dos índices de violência. Isso nos garante fôlego para manter investimentos e programas sociais”, afirmou.
Vitor Pereira também transmitiu a mensagem do governador Paulo Dantas, reconhecendo o trabalho dos servidores da Fazenda e da Segurança, e pontuando o impacto positivo da atuação conjunta das duas pastas para a sociedade alagoana.
Durante sua fala, a secretária Renata dos Santos destacou o compromisso da gestão com os servidores que atuam nas divisas do estado.
“Desde o início da gestão, em 2023, recebemos, por parte dos sindicatos, a preocupação com a segurança nos postos. O auditor fiscal presta um serviço essencial à sociedade e precisa ter garantias para desempenhar essa função com tranquilidade. Hoje é um dia de grande satisfação: conseguimos desenhar um projeto que fortalece esse compromisso e lança oficialmente o nosso programa de segurança nos postos fiscais”, afirmou.
Renata também ressaltou a parceria com a Polícia Militar, por meio da CPM/IFAZ, que atua junto aos auditores em diversas operações. “Sem o apoio da Companhia Fazendária, seria muito mais difícil garantir a efetividade das fiscalizações. Hoje damos mais um passo importante nesse trabalho conjunto”, enfatizou.
A superintendente Alexandra Vieira apresentou os resultados recentes da Receita Estadual, evidenciando ações como o sistema Projeto Trânsito Inteligente, que busca melhorar a fiscalização e o monitoramento de mercadorias nas rodovias, a ampliação do sinal de internet nas praças e a integração com a Companhia Fazendária.
.jpeg)
Ela também citou o projeto do Ponto de Parada e Descanso (PPD), que oferecerá estrutura gratuita de apoio e descanso para motoristas em trânsito por Alagoas.
O comandante da CPM/IFAZ, major Mizael Pessoa, fez uma apresentação sobre o funcionamento da companhia, detalhando sua missão institucional, composição do efetivo, forma de atuação, operações realizadas e os resultados alcançados com apoio direto à arrecadação estadual.