Beleza que transforma: Senac e Amigos do Bem qualificam mulheres do Sertão Alagoano no segmento da maquiagem profissional

Juntos desde meados de 2022, o Senac Alagoas e a ONG Amigos do Bem compartilham os valores da transformação social por meio da educação. Em mais uma ação conjunta de sucesso, 39 alunas foram qualificadas em duas turmas do curso de Técnicas de Maquiagem durante o mês de julho, oferecendo oportunidade de empreendedorismo e inserção profissional.
As aulas ocorreram na unidade alagoana da ONG Amigos do Bem, localizada na Comunidade Torrões, em São José da Tapera, sertão alagoano. O curso ministrado pelo instrutor de Beleza do Senac Alagoas, Cledson Correia (Herrera), foi oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). A qualificação profissional contemplou moradoras das comunidades da região, como Salgadinho e Baixa grande, além da própria Torrões e outros povoados circunvizinhos, e ofereceu oportunidades para que as alunas consigam trabalhar no segmento da beleza.
Mais conhecimento
Uma das participantes foi a universitária Dandara Gomes, que já havia feito outros dois cursos da área de tecnologia na ONG através da parceria com o Senac: Programador Web e Programador de Sistemas. Dandara é estudante de Educação Física e é a mais nova de 16 irmãos. Ela conta que o curso é uma oportunidade de aprimorar um trabalho que já faz na área.

“Eu fazia tudo errado, só arrastava a maquiagem, e aprendi que não é assim. Essas duas semanas me marcaram muito. Eu quero trabalhar com isso mesmo, com maquiagem, especialmente por causa dos concursos de quadrilha que a gente sempre faz as maquiagens das meninas, e eu sempre quis aprender a maquiagem profissional. Agora, com o curso, eu sei tudo direitinho. Foram poucos dias, mas eu sei que vou levar isso pra minha vida toda”, afirma.
Além do aprendizado em sala de aula, o instrutor do Senac Alagoas foi uma inspiração para Dandara. “Ele também é formado em Educação Física, como eu tô fazendo, mas seguiu por fora esse caminho da maquiagem. Ver isso me motivou ainda mais. Eu sei que ser maquiadora vai ser uma renda extra pra mim, e quem sabe até uma nova profissão”, diz ela.

Além dos pincéis
Durante o curso, o instrutor Herrera dividiu as aulas em alguns tópicos fundamentais, como preparação para os tipos de pele, pele clara, pele negra, pele madura, e depois, na segunda semana, aulas direcionadas para a maquiagem dos olhos. Mas além de toda a técnica transmitida, um dos maiores ensinamentos foi sobre empoderamento e autoestima.
“O curso me trouxe um novo olhar sobre a minha própria autoestima e também sobre como ajudar a realçar a autoestima de outras pessoas. Como o professor Herrera sempre fala: maquiagem não é algo para mudar, e sim para evidenciar a beleza que já existe. Essas duas semanas de curso me mostraram que a maquiagem pode, sim, ser uma forma de renda. Pode ser muita coisa, na verdade. Mas, acima de tudo, a lição que ficou foi essa: a beleza é o seu padrão”, diz Aline Dayrelle.

A jovem de 20 anos é sobrinha de Dandara e tem certeza que o certificado trará bons frutos em sua vida. “Esse curso foi incrível. Uma oportunidade que só o Senac, em parceria com os Amigos do Bem, poderia oferecer. Estou muito grata e com certeza vou aplicar o que aprendi no meu dia a dia. O professor Herrera me fez enxergar que é possível, sim, fazer da maquiagem uma nova fonte de renda. Pode anotar aí: a comunidade Salgadinho vai ter, sim, uma maquiadora top!”, celebrou Aline.
Parceria pela transformação
A gerente da Unidade Agreste do Senac Alagoas, Rosely Alves, e o gerente de relacionamento do Senac Alagoas, João Paulo Barbosa, visitaram a turma nesse último de curso, destacando que a parceria já impactou dezenas de jovens de Tapera e região, com os cursos da área de tecnologia e agora da beleza.

Para Rosely, essa atuação é motivo de orgulho. “Nosso objetivo é dar condições para que as pessoas consigam avançar em suas vidas e em suas carreiras. Somos muitos gratos por essa parceria e pelo alcance que as nossas ações de qualificação profissional estão tendo em todo o estado”, disse.
O Amigos do Bem atua há mais de 30 anos no sertão nordestino, com projetos que visam o desenvolvimento sustentável das comunidades em diversas frentes, como educação, geração de renda, saúde e moradia, buscando promover a transformação social e a inclusão.
Ascom Senac Alagoas