Notícias

Especialistas do Serviço Geológico do Brasil irão mapear áreas de risco em Maceió

| SGB/Divulgação

Começou a ser elaborado o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Maceió (AL), uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid) e com apoio da Defesa Civil do município. As reuniões iniciais para apresentação do projeto à prefeitura e à comunidade foram realizadas nesta semana. O trabalho de campo para mapeamento das áreas de risco terá início na próxima segunda-feira (11).

“Esse é um trabalho que já realizamos em outro cinco municípios e, agora, atenderemos Maceió com a nossa expertise técnica. Vamos identificar e caracterizar as áreas de risco, ajudando a cidade a implementar ações para prevenir desastres. O envolvimento das defesas civis e da comunidade será fundamental nesse processo, pois são eles que vivenciam o dia a dia do território e podem apontar as áreas mais suscetíveis a desastres”, afirmou o chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Departamento de Gestão Territorial do SGB, Tiago Antonelli.

Nesta etapa, serão analisados os aspectos gerais do município, as características do território e observados sinais como rachaduras, escorregamento de terra e registros de desastres anteriores. Após o mapeamento, o SGB irá propor medidas que podem ser adotadas para proteger a população em caso de eventos extremos, como obras de infraestrutura e de saneamento.

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, enfatizou que o diagnóstico será essencial para o planejamento urbano, contribuindo com a segurança à população. Segundo ele, a estimativa é que cerca de 200 mil pessoas vivam em áreas de risco na cidade. “Estamos fazendo a atualização do nosso Plano Diretor e Plano Municipal de Redução de Riscos, que é de 2007. É muito importante ter a participação do SGB, um órgão de excelencia técnica. Em um cenário de aceleração das mudanças climáticas, um trabalho qualificado como esse, em parceria com o SGB e a SNP, traz benefícios e esperança para a população”, afirmou.

Lançamento do PMRR em Maceió

O lançamento oficial do PMRR ocorreu, na quarta-feira (6), na sede da Prefeitura de Maceió. No discurso de abertura, o vice-prefeito de Maceió e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, destacou: “Cada obra estruturante realizada nas áreas de risco vai muito além da intervenção, é proteção, dignidade e tranquilidade para as famílias”.




Foto: SGB/Divulgação

A representante da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Daniela Buosi, ressaltou que o PMRR é fundamental para orientar a destinação de recursos que garantam mais segurança aos municípios: “Essas políticas públicas são importantes para que a gente consiga investir os recursos onde mais precisa. Essa integração entre município, estado e governo federal é fundamental para dar suporte às ações, com o objetivo de levar qualidade de vida para a população”.

Além da solenidade de lançamento do plano, a programação incluiu reuniões com a comunidade, lideranças locais e visitas a escolas públicas ao longo da semana. As atividades tiveram foco na conscientização sobre os riscos geológicos e na importância do engajamento popular. As apresentações foram educativas, com o objetivo de informar sobre os riscos e incentivar a participação da população, essencial para apoiar os pesquisadores durante os trabalhos de campo.


Foto: SGB/Divulgação

Também participaram do lançamento representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPE), além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil Estadual, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, de secretarias municipais e da sociedade civil.

Fonte: Serviço Geológico do Brasil