Notícias

Curso para oficiais de justiça aborda efetividade do sistema judicial

Além da turma de Maceió, na quinta-feira (28) também foi realizado o curso voltado para servidores do interior do estado, em Arapiraca, na Faculdade Cesmac do Agreste | Kenny Lucas - Ascom Esmal

Oficiais de justiça do Poder Judiciário de Alagoas participaram, nesta sexta-feira (29), de capacitação sobre efetividade judicial, promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

O curso "A atuação do Oficial de Justiça e a efetividade judicial" discutiu os desafios atuais da função, aspectos práticos na execução de mandados cíveis e criminais, riscos envolvidos, soluções estratégicas e o impacto da atividade nas metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O docente da capacitação, juiz Jáder de Medeiros Mariz Neto, destacou que a proposta foi reforçar a importância da efetividade dos atos judiciais. Segundo ele, além de debater o cumprimento das metas 1 e 2 do CNJ, também foram apresentadas orientações para aprimorar a elaboração das certidões dos oficiais, consideradas instrumentos fundamentais para a fé pública.

"Esse trabalho é bom tanto para o magistrado, que vê o processo avançar, quanto para o oficial, que fortalece a qualidade do seu ato. A adesão foi muito positiva, o que mostra o interesse dos participantes em buscar soluções práticas para tornar a Justiça mais efetiva", avaliou o juiz.

Durante o encontro, os participantes também puderam trocar experiências voltadas ao aprimoramento dos resultados processuais. Para o oficial de justiça Mauro Faião, o diferencial da formação foi o fato de ser ministrada por um magistrado que já exerceu a função. Ele explicou que isso possibilita uma compreensão maior das necessidades do processo judicial sob a ótica do juiz.

"O curso está sendo bastante proveitoso porque traz atualidades que impactam diretamente nosso trabalho, como questões relacionadas às metas do CNJ, que nem sempre estão próximas da nossa realidade. Esse conhecimento nos ajuda a priorizar determinadas diligências e a desempenhar a atividade de forma mais assertiva", afirmou o servidor.

Além da turma de Maceió, na quinta-feira (28) também foi realizado o curso voltado para servidores do interior do estado, em Arapiraca, na Faculdade Cesmac do Agreste.

Ascom Esmal