Educador e pai do ex-prefeito Rogério Teófilo, professor Moacir Teófilo falece aos 97 anos

Redação
O professor José Moacir Teófilo, uma das maiores referências da educação no Agreste de Alagoas, faleceu na madrugada deste domingo, 31, anos 97 anos, em Arapiraca. Pai do ex-prefeito de Arapiraca,Rogério Teófilo, falecido em 2020, Moacir Teófilo deixa sua marca não somente em Arapiraca, pelo pioneirismo no ensino, mas também em outros setores da vida pública alagoana.
Natural de Limoeiro de Anadia, Moacir fundou, em 1950, o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, consolidado como referência de qualidade e disciplina no interior de Alagoas. Ele também participou da criação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de colaborar na instalação de cursos superiores em parceria com outras instituições.
O educador exerceu o cargo de secretário de Educação de Alagoas em dois governos e foi presidente da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) na década de 1980. Atuou ainda como conselheiro da OAB por 12 anos e contribuiu para a fundação de importantes entidades locais, como a Companhia Telefônica de Arapiraca, a Rádio Novo Nordeste AM e o Lions Club.
Moacir era pai do ex-prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (in memoriam), e avô de Moacir Teófilo Neto, atual diretor-presidente da Alurb, em Maceió. Também deixa os filhos Ricardo, Rui e Raniere Teófilo.
Repercussão
O atual prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, lamentou a morte do professor Moacir Teófilo. Em publicação em suas redes sociais, Luciano escreveu:
“Ao mestre com carinho.
Dr. Moacir formou gerações. Foi exemplo de conduta, habilidade no trato com as pessoas e sobretudo com a juventude. Era uma personalidade muito singular, dessas poucas q se destacam no meio de um turbilhão de pessoas pela sua originalidade.
Influenciou e formou muitas gerações.
Cada um de nós trazemos na memória momentos vividos com o Dr. Moacir que tocaram e mudaram nossas vidas. Eu tenho muitos.
Embora tivesse tido uma longa vida, Dr. Moacir é daqueles que a gente gostaria de ter eternamente.
Deus conforte sua família e amigos (que são milhares).”
A direção da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também publicou nota lamentando o falecimento do professor.
“A Universidade Estadual de Alagoas lamenta profundamente o falecimento do professor José Moacir Teófilo (02.10.1927 – 31.08.2025).
Educador comprometido, Dr. Moacir dedicou sua vida à construção do ensino em Arapiraca e em todo o estado, deixando uma marca que atravessa gerações. Sua trajetória se entrelaça com a própria história da Uneal, instituição que ajudou a fortalecer com sua atuação em prol da educação pública.
À família, amigos, ex-alunos e todos que tiveram a honra de conviver com sua dedicação, nossa solidariedade”.