Notícias

Tia Júlia nomeia os primeiros gestores da Secretaria Municipal dos Povos Originários e Tradicionais de Palmeira nesta terça (2)

Após a criação da Secretaria Municipal dos Povos Originários e Tradicionais, uma das primeiras do Brasil e a primeira de Alagoas, a prefeita Tia Júlia assinará a nomeação, nesta terça-feira (2), às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura, dos primeiros gestores da nova pasta.

Assumirá como secretário municipal o indígena Cacique Selmo, da Aldeia Coité, e como assessor especial o quilombola Elson Paulino dos Santos, liderança da comunidade da Tabacaria. A escolha reforça o protagonismo de representantes legítimos das comunidades indígenas e quilombolas na condução das políticas públicas do município.

A prefeita Tia Júlia destacou que a nova Secretaria será responsável por formular e implementar políticas públicas voltadas à cultura e aos direitos dos povos indígenas e quilombolas. “Esta pasta reafirma o compromisso da gestão em valorizar as nove comunidades indígenas e a comunidade quilombola da Tabacaria, o primeiro quilombo a ter seu território reconhecido no estado de Alagoas”, afirmou.

Tia Júlia explicou que a cerimônia festiva de posse dos novos gestores ocorrerá em data a ser confirmada. “No dia 2, faremos apenas a assinatura da nomeação. Em breve, marcaremos uma data para uma posse festiva, que contará com a presença de todos os secretários municipais, dos representantes das comunidades indígenas Xucuru-Kariri, dos quilombolas da Tabacaria, além de outras autoridades convidadas”, concluiu.

Ascom Palmeira dos Índios