Notícias

Rodrigo Buarque diz que fortalecimento do SUS também depende de planejamento dos recursos

O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e titular do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque foi mediador nessa segunda-feira (1) da mesa sobre ”Entre Planilhas e Territórios: o financiamento com a digital dos que fazem o Sistema Único de Saúde (SUS)” no 11º Congresso do Cosems da Bahia que se estende até esta terça-feira (2).

A discussão da temática contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, do diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes, do deputado federal Jorge Solla, e da secretária de Estado da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

Segundo Rodrigo, a consolidação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) dependem não apenas de recursos financeiros adequados, mas também da forma como esses recursos são planejados, distribuídos, monitorados e executados no território. Ele adverte mais uma vez que os secretários de Saúde têm suas digitais e CPFs em cada ato de gestão que estruturam e impulsionam no SUS.

O tema, de acordo com Rodrigo, tem o intuito de provocar a reflexão sobre financiamento, execução dos recursos financeiros do SUS, as regras do novo financiamento federal; dentre outras questões que visam o fortalecimento do SUS no Brasil. “É importante discutirmos também o papel das plataformas digitais, sistemas e dos instrumentos de informação na tomada de decisão, sem perder de vista o olhar territorial e participativo que caracteriza a gestão pública em saúde”.

Ascom Cosems/AL