Exposição sobre verticalização urbana das capitais nordestinas chega ao Cesmac

A exposição itinerante “Processo de Verticalização das Capitais do Nordeste” agora pode ser visitada no Cesmac (Campus II - Dr. Alberto Antunes), onde permanecerá até o próximo dia 17 de setembro, integrando as comemorações dos 25 anos do curso de arquitetura e urbanismo. No encerramento, será realizada uma roda de conversa com os estudantes, ampliando o debate sobre os impactos e desafios da verticalização urbana.
O projeto, desenvolvido entre 2021 e 2025, reúne resultados de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (gEPA/Ufal), sob coordenação do professor doutor Alexandre Márcio Toledo.
A mostra é composta por 20 banners, que retratam as especificidades da verticalização em Aracaju, João Pessoa, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Luís e Teresina, fazendo ainda um comparativo com o processo de verticalização em Maceió. O material foi produzido com a participação de estudantes da graduação (PIBIC) e da pós-graduação, consolidando um olhar crítico sobre a ocupação e transformação urbana nessas capitais.
Após passar pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal (FAU/Ufal), a exposição segue em itinerância. Segundo o professor Alexandre Toledo, o objetivo é “divulgar o conhecimento produzido e aproximar o debate dos demais cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado de Alagoas”.
Com caráter formativo e reflexivo, a iniciativa busca estimular estudantes e a comunidade acadêmica a refletirem sobre as formas de crescimento das cidades nordestinas e seus impactos na paisagem, no meio ambiente e na qualidade de vida urbana.