Sabores que transformam! Mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com cursos do Senac Alagoas

O filósofo e educador brasileiro, Paulo Freire, afirmou que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. E é por acreditar no poder de transformação da educação que o Senac Alagoas, em parceria com o Governo de Alagoas – por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) - Sebrae e Solar Coca-Cola, se uniu ao projeto “Sabores que Transformam”.
Com a assinatura de consolidação do projeto assinada na manhã desta quarta-feira (3.9), no Palácio do Governo de Alagoas, o programa promete beneficiar 260 mulheres em situação de vulnerabilidade social com mais de 10 cursos profissionais de Gastronomia. Dessa forma, a Instituição entende que mais do que a qualificação, essas mulheres vão conquistar autonomia e independência financeira.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, “esse é um momento muito importante porque estamos levando conhecimento e capacitação para quem mais precisa. É com esse trabalho que conseguimos transformar realidades”.
O diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, também esteve presente na solenidade de assinatura que consolidou o projeto e disse que “ao levarmos essas mulheres para o nosso Centro de Gastronomia e ofertar esses cursos, acreditamos que estamos contribuindo para que elas melhorem de vida e levem dignidade a toda a família”.
Projeto Sabores que Transformam
O projeto “Sabores que Transformam” tem como objetivo promover inclusão social e geração de oportunidades por meio da gastronomia. A iniciativa ofertará cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade, capacitando-as com técnicas práticas e conhecimentos essenciais para atuação no setor. Mais do que desenvolver habilidades culinárias, o projeto busca fortalecer a autoestima, incentivar o empreendedorismo e abrir caminhos para a independência financeira e a transformação de vidas.
“Muitas mulheres saem do mercado de trabalho por não terem uma rede de apoio. Por meio desse projeto, esperamos devolver a elas um pouco de dignidade para que todas se sintam capazes e consigam se reposicionar como profissionais qualificadas”, concluiu Alice Beltrão, secretária da Sedics.
São parceiros do projeto: Centro de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM, Sebrae Alagoas, SEDICS - Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, Senac Alagoas e Solar Coca Cola.
Ascom - Senac/AL