Notícias

Teca Nelma cobra ações da Prefeitura para marisqueiras e crianças do Conjunto Sorriso I, no Benedito Bentes

Durante sessão online da Câmara Municipal, que aconteceu nesta quarta-feira (3), a vereadora Teca Nelma (PT) cobrou ações da Prefeitura de Maceió para os moradores do Conjunto Sorriso I, localizado no bairro do Benedito Bentes. De acordo com a parlamentar, a comunidade é formada, em sua maioria, por mulheres, mães, marisqueiras e pescadores.

A parlamentar explica que o espaço utilizado pelas marisqueiras e pescadores para beneficiar o pescado, fonte de sustento das famílias, se transformou em um lixão a céu aberto. “O que deveria ser um local de trabalho virou ponto de descarte irregular, um atentado à saúde pública e um desrespeito profundo com esses trabalhadores”, afirmou.

Teca solicitou ainda que a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), na figura do presidente Moacir Teófilo, realize a limpeza da área.“É preciso que a Alurb implemente ações de conscientização e educação ambiental. Instale contentores, coloque placas de fiscalização e crie um senso de pertencimento para que aquele local seja protegido. Limpar é obrigação, mas garantir que permaneça limpo é papel de uma gestão sustentável”, disse.

A vereadora também chamou atenção para a falta de vagas em creches para as crianças do conjunto. “As marisqueiras e pescadores saem de madrugada para garantir o sustento da família, mas muitas de suas crianças estão fora da escola, sem vagas em creches. É um direito básico e fundamental para que as mães possam trabalhar com tranquilidade e para que as crianças tenham acesso à educação e ao desenvolvimento desde cedo”, destacou.

Por fim, Teca pediu uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para identificar as crianças fora da escola e garantir o ingresso imediato na rede de ensino infantil. “A comunidade do Sorriso I não pede favor, exige direitos. E esta Casa tem o dever de cobrar para que esses direitos saiam do papel e transformem, de fato, a realidade do nosso povo”, concluiu.

Ascom Teca Nelma