Notícias

Capacitação sobre promoção da Equidade em Saúde mobiliza trabalhadores e lideranças comunitárias em Penedo

| Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS

Gabriela Flores

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveram em Penedo capacitação sobre Promoção da Equidade em Saúde nos Territórios.

O evento aconteceu nesta quinta-feira, 04, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) e teve como objetivo qualificar os profissionais da Atenção Básica para um atendimento de equidade de gênero, raça e etnia.

A Equidade em Saúde significa olhar para as diferenças entre as pessoas e garantir que todas tenham o cuidado de que realmente precisam. No Brasil, isso quer dizer entender que alguns grupos enfrentam mais dificuldades que outros, como a população negra, indígenas e quilombolas, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoa com deficiência.

“Essa capacitação fortalece nossa rede de Atenção Básica e amplia o olhar dos nossos profissionais para que cada pessoa seja acolhida conforme suas necessidades reais. Penedo tem uma diversidade cultural e social única, tantos outros grupos que merecem respeito e cuidado diferenciado. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso a um atendimento humanizado, inclusivo e transformador”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Prefeitura de Penedo abre serviço inédito em Alagoas: a Sala da Diversidade

Durante a capacitação, foram discutidos conceitos, análise de experiências, partilha de estratégias e, principalmente, a construção de caminhos possíveis para tornar o trabalho dos profissionais dos Posto de Saúde e do Complexo Dr. Hélio Lopes mais sensível, inclusivo e transformador.

O Assessor Técnico pela Política de Saúde Integral LGBT+ da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, Marcos Paulo Oliveira, ministrou a capacitação e ficou impressionado com a participação em massa de Penedo.

“Fico bastante feliz por estar em Penedo e ver as lideranças presentes neste momento importante para colaborar e discutir sobre suas necessidades. Penedo abriga a maior comunidade quilombola e cigana de Alagoas. É um município que temos que pensar fortemente na equidade do território”, afirmou Marcos Paulo.

“Promover a equidade em saúde significa ir além da igualdade. É compreender que, para garantir o direito à saúde de todos, precisamos considerar as diferentes condições de vida, os determinantes sociais, as barreiras enfrentadas por populações historicamente vulnerabilizadas e o papel fundamental dos profissionais e gestores em cada realidade local”, declarou a Diretora da Atenção Primária, Monike Damasceno.

Além da gestão e servidores da Secretaria de Saúde de Penedo, a agenda de trabalho contou com a participação do Diretor do Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, Wanderley Brito, e pessoal administrativo do referido complexo.

Também participaram membros do Conselho Municipal de Saúde e representante diversos, entre eles da comunidade cigana em Penedo, Williams Cigano; da ONG Oiteiro do Quilombola, Cleide Mônica Alves; da ONG Penedo Diz Não ao Preconceito, Luís Henrique Marinho Santos; do líder da tribo indígena Pankaruru, José Roberto dos Santos; do Diretor da Associação Cultural Quilombola do Oiteiro, Lucimar da Purificação; e do líder da comunidade Quilombola do Tabuleiro, José Cicero.