Estudantes da rede pública se preparam para Concurso de Redação com aulão de Língua Portuguesa

Kenny Lucas
Na quinta-feira (4), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) deu início à preparação para a 12ª edição do Concurso de Redação, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), com uma aula especial de Língua Portuguesa com o professor Eduardo Sampaio. A atividade reuniu alunos do 9º ano e do 1º ano do ensino médio das 12 escolas públicas parceiras do Programa, no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
O encontro marcou o início da preparação para o concurso, que premiará as melhores redações de cada escola, nos moldes da avaliação aplicada no Enem.
Durante a aula, o professor Eduardo Sampaio trabalhou técnicas de interpretação de texto, estrutura básica da redação e estratégias de desenvolvimento de argumentos.
Segundo ele, a iniciativa tem um valor que vai além da preparação para provas.
"Nosso objetivo hoje foi reforçar tópicos de redação e linguagem de uma forma dinâmica, diferente da rotina escolar, para que eles percebam que o conhecimento pode transformar a vida de cada um", afirmou.
Eduardo também destacou a importância de os alunos conhecerem o espaço do Poder Judiciário, para que percebam que ele está aberto ao público seja para visitas ou, no futuro, para atuarem como servidores, juízes ou desembargadores.
Preparação
A experiência também foi celebrada pelos estudantes. Para Isaque Ferreira, aluno da Escola Estadual Professor Édson Bernardes, a aula trouxe confiança para enfrentar os desafios da escrita.
“Eu não sabia muito bem como fazer redação e agora já me sinto mais preparado. Isso vai ajudar não só no concurso da Esmal, mas também no Enem e até em entrevistas de trabalho. Foi muito bom ter uma aula com um professor renomado como o Eduardo Sampaio, ele ensina de uma forma leve, divertida, até tocou violão, e isso deixou tudo mais interessante”, contou.
Alunos de escolas públicas participam de aulão de Língua Portuguesa com o professor Eduardo Sampaio promovido pelo PCJE. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal
O professor de Ensino Religioso da Escola Municipal Silvestre Péricles destacou o impacto da atividade para a formação dos jovens. Segundo ele, oferecer noções de redação ainda no ensino fundamental é um diferencial importante.
“Estruturar o pensamento e aprender a se expressar bem é incrível, não só para o concurso de redação, mas também para avaliações como o Saeb e o Enem. A redação é uma ferramenta essencial para que os estudantes possam se colocar no mundo e conquistar melhores oportunidades”, avaliou.
O Concurso de Redação do PCJE busca estimular o desenvolvimento e a preparação dos alunos na criação de textos dissertativos, preparando-os para o Enem e desafios futuros.