Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz promove capacitação em Arapiraca

Beatriz Saldanha
Após uma semana de intensas atividades, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) concluiu, nessa sexta-feira (5), a capacitação “Aprimoramento do Programa Criança Feliz no SUAS”, realizada em Arapiraca. O município é um dos pilotos do Nordeste no processo de reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (PI-SUAS/PCF).
A iniciativa integra um estudo conduzido pelo Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O objetivo do estudo é avaliar os impactos da metodologia revisada do PCF, fortalecendo o programa em todo o país e contribuindo para a redução das desigualdades sociais. O público-alvo são famílias com crianças entre 15 e 22 meses, inscritas no CadÚnico, mas ainda não atendidas pelo programa.
Com o reordenamento, o Criança Feliz passa a ser institucionalizado como Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (SPSBD), voltado para gestantes e crianças de 0 a 6 anos, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“O reordenamento do Criança Feliz prevê a intensificação das visitas domiciliares e maior articulação com as políticas de Saúde, Educação e demais serviços da assistência. Vamos entregar um serviço ainda mais eficiente em Alagoas”, destacou a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born.