Notícias

Secretária da Educação de Alagoas celebra Carteira Docente com Lula em Brasília

Secretária Roseane Vasconcelos apresentou ações de Alagoas ao lado da secretária da Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto | Paulo Negreiros e Nayane Araújo

Natalício Vieira

A secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, participou de uma agenda intensa em Brasília, nessa quinta-feira (11), com destaque para a cerimônia de sanção da Lei nº 15.202, que institui a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O evento, no Palácio do Planalto, teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Pela manhã, a secretária integrou o painel do 1º Seminário do Diálogos Formativos sobre Gestão para Aprendizagem, evento que abre um ciclo de encontros promovidos em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV/DGPE), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).

Ao lado da secretária de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, ela compartilhou as experiências e políticas públicas exitosas de Alagoas que ajudam a engajar os estudantes.


"As políticas públicas em Alagoas têm transformado a realidade da nossa educação. Conseguimos criar um ambiente onde a escola se torna mais atrativa e os estudantes se sentem motivados a aprender. Este painel foi uma oportunidade de mostrar o que o nosso estado está fazendo de certo e inspirar outras redes de ensino", afirmou a secretária.

Novo documento de identificação


A Carteira Nacional Docente, que ainda precisa de regulamentação para ser emitida, terá validade em todo o território nacional e é destinada a professores das redes pública e privada. A lei tem como objetivo promover a valorização e o reconhecimento dos profissionais, facilitando o acesso a prerrogativas como descontos em eventos culturais e ferramentas de trabalho.



A secretária de Alagoas celebrou a conquista como um passo importante para a categoria. "A sanção da Carteira Nacional Docente é um marco para a valorização de todos os educadores brasileiros. É uma vitória que reconhece a importância fundamental do professor no desenvolvimento da nossa nação. Agora, com um documento unificado, teremos mais facilidade para acessar direitos e prerrogativas que nos auxiliam a desempenhar nossa profissão com ainda mais dignidade e excelência", pontuou Roseane.