Notícias

3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

Luciano Lopes, diretor-executivo do Grupo Prima, durante sua palestra no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

Luciano Lopes, diretor-executivo do Grupo Prima, apresentou no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade o case de Baixio como um modelo de desenvolvimento turístico sustentável. O executivo também abordou a política de investimento da empresa em itens de sustentabilidade, o que torna seus empreendimentos na capital baiana uma referência no setor imobiliário. A palestra de Luciano Lopes aconteceu na noite da última sexta-feira, 12 de setembro, em Salvador.

“É um privilégio compartilhar a jornada do Grupo Prima em um fórum tão qualificado. Para nós, a sustentabilidade não é uma resposta às tendências atuais, mas um valor que integra nossa estratégia desde a fundação da empresa. Apresentar nosso case aqui reforça o compromisso inegociável com a gestão responsável e demonstra a seriedade com que tratamos a construção de um legado positivo para o negócio, para a sociedade e para o planeta”, declara Luciano Lopes.

A participação do diretor-executivo do Grupo Prima no congresso, que teve como tema “A Bahia e o Brasil na COP 30: Desafios e Oportunidades”, reforçou a visão estratégica da companhia ao demonstrar como o masterplan de Baixio foi concebido para integrar o turismo à preservação ambiental e ao fomento da comunidade. Essa filosofia se estende a todos os setores de atuação da empresa e é atestada pelas importantes certificações de sustentabilidade de seus empreendimentos, da escolha de materiais à gestão de resíduos. Um exemplo é a conquista do selo GBC Platinum — certificação de alto nível para projetos com rigorosos critérios de sustentabilidade — pelo empreendimento Sublime Horto House, em Salvador.Em sua apresentação, Luciano Lopes detalhou o planejamento para o desenvolvimento de Baixio, que, no coração da Costa dos Coqueiros, vai além de ser apenas um cenário perfeito para quem busca autenticidade, paz e natureza preservada.Este refúgio de bem-estar com mar de águas mornas, lagoas de águas cristalinas, dunas de areia branca, amplo manguezal e singular restinga oferece mais do que um roteiro turístico: é um estado de espírito.

Quando o Grupo Prima adquiriu a propriedade na Costa dos Coqueiros, a primeira ação realizada foi um censo para identificar o perfil socioeconômico da comunidade, suas fortalezas e carências. “A partir desses dados, a empresa conversou com a comunidade para entender seus desejos e necessidades. Constatamos que as pessoas precisavam deixar a região para buscar trabalho”, afirmou Luciano Lopes.

Diante disso, o Grupo Prima criou em 2008 o Instituto VOAR, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Baixio e região. A organização desempenha um papel crucial na transformação local e, desde o início de suas atividades, já beneficiou diretamente mais de seis mil pessoas.

VOAR é uma abreviação dos quatro pilares que sustentam o plano de sustentabilidade do Grupo Prima para Baixio: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. A missão do instituto é apoiar ações que impulsionem Baixio como um destino turístico imobiliário sustentável, por meio do incentivo à capacitação profissional, do fomento ao desenvolvimento socioeconômico, do apoio ao comércio local e da valorização da arte, cultura e tradições regionais. “Atualmente, a maioria de nossos colaboradores foi capacitada pelo instituto, o que nos mostra que estamos no caminho certo para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Lopes.

Para consolidar essa proposta, o Grupo Prima dispõe de duas opções de hospedagem na vila: o Hotel Boutique SPA Ponta de Inhambupe e a Pousada Aldeola, com hospitalidade sob gestão da Slaviero Hotéis. As experiências de imersão na natureza são coordenadas pela Baixio Turismo, que oferece pacotes para explorar locais de contemplação, como o Morro da Vista e a Lagoa Azul.

Oportunidade para apresentar a seriedade do Grupo Prima a um público seleto

A 3ª edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizada no histórico Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, reuniu juristas, líderes empresariais e especialistas para discutir os desafios e oportunidades para a Bahia e o Brasil na COP30.

A programação abordou temas cruciais, como a tutela jurídica do meio ambiente, a conservação marinha e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, posicionando a capital baiana como um polo de soluções concretas para a agenda climática global.

Fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IbradeS), a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o LIDE, com o Grupo Prima como um de seus patrocinadores, o congresso destacou-se pela profundidade de suas discussões. Os debates enfatizaram a necessidade de integrar os pilares ambiental, social e econômico para promover um desenvolvimento equilibrado. Além dos debates técnicos, o congresso promoveu uma imersão cultural com a exposição de livros, uma mostra de arte sustentável e mesas sobre literatura.

Sobre o Grupo Prima

O Grupo Prima, estabelecido em 2005 em Salvador, Bahia, é reconhecido pelas incorporações de tecnologia, sustentabilidade, sofisticação e luxo, como o Hotel Fasano Salvador, na Praça Castro Alves, inaugurado em dezembro de 2018; e projetos emblemáticos como o residencial Horto Barcelona e o Horto Parque Barcelona, ambos no Horto Florestal, o Torre Barcelona, no Corredor da Vitória, e o Morro Ipiranga Residence, na Barra.

O Grupo Prima conquistou reconhecimentos importantes: o Prêmio ADEMI-BA de Empresa Revelação em 2019; a Comenda 2 de Julho para o CEO Rubén Escartín; o Prêmio ADEMI-BA de Empresa do Ano 2023; o Prêmio Master Imobiliário 2023 na categoria “Empreendimento/Retrofit”, com o case “Retrofit Edifício A Tarde”, e o Prêmio Internacional de Arquitetura TILES Brasil 2023, pelo projeto Horto Parque Barcelona. Além do selo GBC Platinum, certificação de alto nível concedida a edifícios ou projetos que atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade, pelo empreendimento Sublime Horto House, em Salvador.

Fonte: Assessoria