Notícias

Cúpula Global em Fortaleza debate alimentação escolar com presença de Lula e ONU

| Reprodução site www.wfp.org

A ONG Visão Mundial, organização humanitária que atua há 50 anos em defesa dos direitos da infância, marcará presença na 2ª Cúpula Global da School Meals Coalition, evento internacional que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, em Fortaleza (CE). O encontro, que reúne lideranças de diversos países - e terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - discutirá a alimentação escolar como uma das políticas públicas mais eficazes para combater a fome e promover o desenvolvimento infantil. Diversas entidades do sistema ONU, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) também marcarão presença.

Segundo relatório do Programa Alimentar Mundial (WFP), cada dólar investido em programas de alimentação escolar gera de US$ 7 a US$ 35 em benefícios econômicos e sociais. Esses programas são reconhecidos pela ONU como a maior rede de proteção social do mundo, capaz de ajudar países a enfrentar crises (das mudanças climáticas às guerras) e alcançar as crianças mais vulneráveis.

“Uma refeição diária na escola pode transformar o aprendizado, fortalecer a autoestima e abrir portas para um futuro melhor. Levar crianças atendidas por nossos projetos sociais à Cúpula é dar visibilidade a essa realidade e ao potencial transformador da alimentação escolar”, explica Thiago Crucciti, Diretor Nacional, da Visão Mundial.

De acordo com a WFP, o número de crianças atendidas por programas de alimentação escolar aumentou em 80 milhões desde 2020, alcançando hoje pelo menos 466 milhões em todo o mundo. Essa expansão representa também impacto econômico, somente a preparação das refeições gera 7,4 milhões de empregos em cozinhas, além de milhares de outras oportunidades em logística, agricultura e cadeias de suprimentos.

Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e comunidades para combater as causas da pobreza e da injustiça. No Brasil desde 1975, atua nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergências, priorizando populações em situação de vulnerabilidade, independentemente de religião, raça ou gênero. Mais informações: www.visaomundial.org.br

Fonte: Assessoria