Notícias

Central de Transplante de Alagoas promove VII Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos

O VII Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos ocorreu nesta quinta-feira (18) | Marco Antônio

Ruana Padilha 

A Central de Transplantes de Alagoas promoveu, nesta quinta-feira (18), o VII Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos. O evento, destinado às equipes multiprofissionais que atuam nos hospitais, aconteceu no auditório do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió.

O seminário faz parte da programação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, e teve como objetivo ampliar o diálogo e fortalecer a rede de saúde no Estado.

Durante o evento, os participantes acompanharam palestra do membro da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e enfermeiro do Hospital do HC de São Paulo, Edvaldo Leal, que tratou do processo de doação, desde a importância da conscientização até os aspectos técnicos e legais envolvidos.



A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, explicou que o seminário contribuiu para sensibilizar e fortalecer profissionais que atuam na rede estadual de saúde.

“A informação é a principal ferramenta para quebrar tabus e aumentar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Por isso, a campanha Setembro Verde reforça que um gesto de solidariedade pode transformar a história de muitas famílias”.

Ainda de acordo com a coordenadora, é fundamental que as pessoas que desejam ser doadoras de órgãos comuniquem aos familiares sobre a decisão.


“É muito importante que as pessoas decidam que querem continuar salvando vida após a morte e, mais importante ainda, que avisem aos familiares sobre o desejo. Hoje, são mais de 600 alagoanos esperando por um órgão. Faça você a diferença, diga sim, doe órgãos e salve vidas”, orientou.

Setembro Verde

A Campanha Setembro Verde foi instituída a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em Alagoas, a Central de Transplantes funciona como unidade executiva das atividades do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no estado. No Brasil, a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar. Portanto, mesmo que alguém tenha expressado o desejo de ser doador em vida, o procedimento só ocorre se a família concordar.