Mães, Farmacêuticas, Consultores: 11 histórias de multifranqueados que impulsionam o crescimento do franchising

Bem difundido no mercado internacional, o modelo de multifranqueado vem se consolidando e conquistando relevância crescente também no Brasil. De acordo com dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), os empreendedores com duas ou mais operações de franquias de uma mesma marca ou de redes diferentes já estão presentes em 87% das marcas do setor. A presença de franqueados multimarca (aqueles que tem mais de uma franquia de marcas diferentes) subiu de 51% para 62% em 2025, em comparação com o ano passado.
Além de ser bem aceito, este formato tem gerado novas oportunidades para quem deseja crescer no segmento de franquias, seja por meio de expansão ou para diversificar os tipos de negócios. No mercado, há diversas histórias de sucesso de empreendedores que atuam como multifranqueados e que podem inspirar quem deseja ingressar ou traçar novos desafios no franchising brasileiro. Conheça 11 franqueados que apostaram no formato e conquistam bons resultados.
5àsec
O empresário Marcos Toledo, de 57 anos, teve uma trajetória profissional no mercado financeiro, participou da abertura da primeira conta bancária da 5àsec no Brasil e acompanhou toda a trajetória da chegada da rede francesa e os seus desafios em território nacional. Com quase 10 anos da operação da marca em solo brasileiro, viu que era o momento de empreender e investir no próprio negócio. Dessa forma, em 2004, abriu as duas primeiras lojas da franquia, ambas em São Paulo. O negócio prosperou e Toledo tornou-se multifranqueado. Hoje, ele é responsável por oito pontos de venda da 5àsec, todos na capital paulista. Ele relembra que a marca teve que se adaptar ao consumidor local, graças às diferenças culturais ao utilizar os serviços de lavanderia, e que conseguiu cumprir a missão com êxito, se tornando a maior rede de lavanderias do País.
Calçados Bibi
Formada em Farmácia, Carmine Ribeiro iniciou sua carreira em uma grande rede farmacêutica, mas logo percebeu que sua vocação ia além da área da saúde. A experiência de gerenciar uma farmácia despertou nela o interesse pelo comércio e pela liderança, dando início a um chamado pelo empreendedorismo. Movida por essa paixão e pela afinidade com o segmento de calçados, decidiu abrir um quiosque infantil com uma marca própria, entendendo que começar pequeno seria a melhor forma de aprender, minimizar riscos e amadurecer sua gestão no varejo. O salto veio em 2020, quando assumiu o repasse de três lojas da Calçados Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina. Com determinação e visão estratégica, transformou as unidades em referência de excelência, conquistando em 2023 o reconhecimento oficial como Franqueada do Ano da Bibi. Para Carmine, o sucesso está na relação de parceria entre franqueadora e franqueada, em que a Bibi se destaca pela inovação e qualidade, enquanto ela se compromete a contribuir para o crescimento conjunto e sustentável da rede. Hoje, a empreendedora atua como multifranqueada das marcas Bibi, Artex e Vans, consolidando presença no setor de moda e ampliando horizontes. Ainda em 2025, planeja inaugurar mais três unidades da Bibi em shoppings do Nordeste, reforçando seu protagonismo no setor de calçados infantis e deixando um legado marcado pela visão empreendedora e pelo compromisso com a expansão da marca.
Casa do Celular
Izaura Almeida Cardoso de Oliveira é master franqueada da Casa do Celular, com 44 lojas espalhadas pelos estados de Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rondônia. Para ela, abrir uma franquia foi uma decisão baseada em investir em um segmento que ela já tinha conhecimento. Com cerca de 20 anos de experiência em telefonia, Izaura sempre enxergou esse setor como promissor e lucrativo, principalmente com a dependência crescente das pessoas por smartphones para diversas atividades. “A Casa do Celular me possibilitou profissionalizar ainda mais essa atuação, oferecendo uma estrutura sólida e recursos que fortalecem o negócio. Além das vantagens financeiras, como melhores condições de negociação e sistema personalizado”, explica. Para a empresária fazer parte de uma rede com quase 350 lojas em todo o país é gratificante.
Divino Fogão
Antônio Augusto, mais conhecido como Lico, era consultor do Sebrae em São Paulo, quando recebeu uma oportunidade na mesma área em Rondônia, região Norte do Brasil, e se mudou para lá. O empresário está na região há 23 anos. Atualmente, atua como multifranqueado sendo responsável por dois restaurantes do Divino Fogão e de operações de outras três redes de fast food, além de ter duas marcas próprias, chamadas Caboquinho e Casa Gourmet. Ao todo, Antônio conta com quase 30 pontos de vendas. As lojas estão localizadas em Rio Branco, no Acre, e em Manaus, no Amazonas. A oportunidade de investir no Divino Fogão surgiu, pois o empresário tinha dois pontos nos melhores shoppings na capital manauara, no Amazonas Shopping e Shopping Manauara, com um negócio de batata recheada. Por ser um produto quente, acabava não performando bem na região. Com isso, percebeu que na região era oportuno uma alimentação self-service de sabor e qualidade incomparável, logo o Divino Fogão foi o escolhido. Nascido em São Paulo, o empresário já admirava a marca. Segundo o empresário, em franquia, a sinergia com o franqueador também conta muito. O primeiro contato com o Reinaldo Varela, presidente da rede, e sua equipe mostrou ainda mais que estava fechando uma parceria não só com a marca certa, mas principalmente com uma pessoa coesa.
Microlins
Rivaldo Guedes é franqueado da Microlins desde 2001 e reconhecido entre os maiores multifranqueados do Brasil. Com 47 escolas entre os estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o empresário é responsável por uma cartela de 15 mil alunos e por mais de 500 funcionários. Sua trajetória com a empresa se deu por uma necessidade e solução para o caminho profissional. “Naquela época, conheci a marca pelos comerciais em programas televisivos e após seis meses abri a primeira escola em Colatina, no interior do Espírito Santo, onde moro atualmente. Meu caminho como multifranqueado começou pelo sucesso da operação, que passou a ser referência para outros investidores que tinham interesse em ingressar na rede. A partir disso, recebi o convite para me tornar parceiro de outras unidades e iniciar a expansão para o Sul e Oeste da Bahia. Após as conquistas como gestor, veio o próximo passo: iniciar meu próprio projeto de expansão. De lá para cá, a cada ano fomos ampliando nossa atuação, estando presente em diferentes perfis de cidades, desde grandes centros até as interioranas”, conta o empresário. Para trilhar o caminho e se tornar uma referência como multifranqueado, Rivaldo encontrou nos consultores das escolas a ajuda que precisava para abrir novas operações, fazendo com que se tornassem parceiros de negócio e sócios na empreitada. Nos próximos dois anos, o empresário estima ter um grupo de 60 escolas Microlins em funcionamento.
Milon
Ana Carolina Andrioli, trabalhava na administração de um shopping e assumiu a primeira franquia do setor de alimentação em 2017. Como o marido, que é engenheiro, viajava muito a trabalho, o intuito era ter o negócio próprio na cidade natal do casal, em Bauru, no interior de São Paulo. Assim, o franchising se tornou a opção mais atrativa, pois oferecia suporte e segurança aos novos empresários. Hoje, a franqueada conta com dois pontos de venda da Milon e dois restaurantes em shoppings no município bauruense. “Sempre foi um desejo expandir os negócios, já sabíamos que o franchising era o portal para isso e estávamos abertos a novas oportunidades, estudando, conhecendo operações e ouvindo propostas. Neste meio tempo, surgiu a chance de partirmos para o ramo de vestuário infantil e foi uma grata surpresa. Nessa fase, fomos premiados entre as 10 melhores franquias com a rede de alimentação que atuamos, com maior crescimento no primeiro ano e destaque em treinamento na Milon. Apesar das duas operações que iniciamos serem de repasse, ambas estavam redondas e já era hora de termos novos negócios. Por isso, acabamos expandindo com abertura de mais uma loja de cada uma das marcas. Ressalto que o crescimento ordenado é muito importante para quem deseja se tornar um multifranqueado, com a criação de um backoffice com profissionais de administrativo, financeiro e RH de acordo com a necessidade de cada mercado”, destaca.
Peça Rara
Roberta Dutra, franqueada do Peça Rara Brechó com lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tudo começou com a inauguração da primeira unidade em um dos bairros mais icônicos da cidade maravilhosa, Ipanema. Com a loja inaugurada, a empresária foi a Brasília para um treinamento e voltou com mais dois pontos para futuras unidades. “É muito interessante ver que cada local é único e exclusivo, como os itens que vendemos. Uma unidade é imensa, com muita gente entrando e saindo, artistas, celebridades, pessoas comuns. Outra é minúscula, mas com muitos eventos e tudo que é colocado nas araras, sai na mesma hora. Uma tem mais fornecedores, a outra é necessária muita conversa para convencer os clientes a desapegarem”.
O Peça Rara oferece o suporte necessário para desenvolver o negócio com segurança e tranquilidade, o que tem sido fundamental para o sucesso de seus franqueados. A marca oferece a oportunidade de atuar de maneira prática e direta, ao contribuir para um modelo de consumo consciente e responsável, que se alinha aos seus valores profissionais e pessoais. Segundo a franqueada, outros benefícios são a oportunidade de investir em um segmento de mercado que permite um impacto direto no cuidado com o meio ambiente, a experiência muito positiva com a operação da primeira loja e o retorno do investimento, que torna o modelo de negócios ainda mais atraente.
Prepara IA
O empresário Thiago Souto é um exemplo de sucesso em administrar mais de uma operação da Prepara IA. Com seis escolas situadas no Nordeste, nos estados de Pernambuco e Paraíba, o franqueado conheceu a marca após ingressar como colaborador em uma escola. Depois de passar por diversos cargos e por influência de outro empresário da rede, decidiu abrir sua primeira unidade da Prepara IA em 2013. “Ao implantar a segunda escola, identifiquei oportunidades e vantagens em ter um grupo de franquias do mesmo segmento. Por meio de repasse, me tornei responsável por quatro operações e iniciei do zero duas unidades. Preferi focar na região onde moro, que é Pernambuco, e em estados próximos. Dessa forma, criei uma logística para conseguir administrar os negócios de perto. Além disso, otimizei custos, como investimento em ações de marketing digital, e ampliei o alcance dos cursos da marca para diferentes bairros, permitindo migrar alunos entre as escolas. Atualmente, temos quase 3 mil estudantes matriculados e quero proporcionar aos adolescentes e adultos possibilidades para vislumbrarem um futuro de sucesso no ambiente corporativo, dando como exemplo minha própria trajetória profissional e mostrando que é possível começar de baixo e alcançar o topo com dedicação e empenho”, finaliza.
Rede iGUi
Antes de ser empreendedor e franqueado da maior produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo – a iGUi – o gaúcho Omar Hassan era funcionário de uma agência de turismo e promoção de eventos, mas teve sua jornada profissional guiada para outro ramo ao receber uma proposta de seu irmão Alexandre Hassan. Em abril de 2007, Omar foi convidado por seu irmão, que já era colaborador da Rede iGUi, a ajudar no gerenciamento e em algumas atividades da loja de Itaboraí (RJ), cidade que também é lar de uma das fábricas da franquia. Omar atuou como vendedor e gerente da loja enquanto Alexandre realizava uma viagem internacional. Após alguns meses, Omar começou o treinamento oferecido pela Rede. Em novembro do mesmo ano, o gaúcho abriu sua primeira loja na Avenida Brasil, que logo se tornou a unidade que mais vendia no Rio de Janeiro. “Sempre fui antenado e busquei seguir a evolução da iGUi. Nunca deixei de correr atrás de vendas, meu foco era ser o primeiro em tudo”, diz. Não demorou para que Omar ingressasse de vez nesse mercado, uma vez que abriu lojas em Uberlândia (MG), Jaguari (RS) e Ilha do Governador (RJ), além de pontos de venda em shoppings e pontos turísticos da cidade maravilhosa. Atualmente, Omar Hassan é multifranqueado da Rede com três unidades: a Splash Avenida Brasil, a iGUi do CasaShopping e a TRATABEM Barra da Tijuca, loja da microfranquia de serviços da Rede iGUi - especializada na limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de acessórios e produtos para todos os tipos de piscinas, além de ofurôs, saunas e hidromassagens.
Rockfeller
Dimas Diniz, de 30 anos, é multifranqueado da Rockfeller Language, com unidades em Fortaleza, Palmas e Brasília. Após começar sua primeira escola em Fortaleza, em 2016, Dimas assumiu em 2018 uma operação em Palmas com poucos alunos e conseguiu reverter a situação por meio de estratégias pedagógicas e comerciais sólidas. Em 2019, expandiu para Brasília, enfrentando desafios durante a pandemia, mas viu a escola prosperar com o apoio de uma nova sócia e o foco no público infantil. Para ele, a chave do sucesso é a gestão de pessoas e a criação de equipes alinhadas à cultura da empresa, investindo no desenvolvimento dos colaboradores. O empresário acredita que a coragem para assumir riscos calculados foi essencial para sua trajetória, bem como sua capacidade de atuar em todas as frentes do negócio — do comercial ao pedagógico. Ele vê as ferramentas de análise de indicadores e controle administrativo como fundamentais para replicar o sucesso em novas unidades. Fortalecendo continuamente sua relação com a franqueadora, Dimas deseja expandir seu grupo, oferecendo oportunidades de crescimento a colaboradores e impactando a vida dos alunos.
Royal Face
Iara, formada em administração de empresas, com pós em finanças pela USP. Sempre trabalhou no mundo corporativo, em indústrias de grande porte. Após engravidar de uma gestação gemelar, na licença maternidade, começou a procurar alguma empresa para abrir, com o objetivo der sair do mundo corporativo e ter uma vida mais flexível. Esse foi o grande motivo de querer realmente empreender e sair do CLT. E aí encontrou a Royal Face em umas pesquisas que fez pela internet e teve a convicção que seria no mundo das franquias que ela queria seguir. Quando voltou da licença, pediu demissão da empresa onde trabalhava há 9 anos, e abriu a primeira unidade da Royal Face na Cidade de Campinas, que hoje já faz 5 anos e meio e, de lá para cá, foi crescendo (mesmo na pandemia seguiu firme) e abriu mais outras duas unidades em Campinas. Depois ela abriu uma quarta unidade da Royal na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. E esse ano ela adquiriu seu primeiro repasse e reinaugurou a unidade de Jundiaí, SP, totalizando atualmente 5 unidades sob sua gestão. “Eu sou muito feliz com o negócio. Eu gosto muito do segmento da estética, gosto muito do mundo do franchising. E é um segmento que eu tenho muita paixão, adoro estar na clínica e fazer os procedimentos!!! Eu amo as marcas que trabalhamos, eu gosto muito de lidar com os pacientes, de gravar conteúdo para as clínicas e de ajudar os funcionários a crescerem também. Hoje e eu tenho flexibilidade de poder ficar com as minhas filhas, de poder viajar quando eu tenho vontade, mas claro, sempre acompanhando as clínicas de perto, analisando os indicadores e dando todo o apoio necessário. Mas é isso, sou muito feliz com a Royal, gosto muito da marca e espero crescer ainda mais no setor”. Declarou Iara Rodrigues.
Fonte: Assessoria