Notícias

Arena Detranzinho inicia atividades da Semana Nacional de Trânsito com 65 crianças

Na arena Detranzinho, crianças têm vivência sobre regras do trânsito | João Victor Barroso

João Victor Barroso

Futuros condutores de Alagoas têm um espaço lúdico para aprenderem sobre as normas e as boas práticas no trânsito. Crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares recebem ensinamentos valiosos sobre segurança viária na Arena Detranzinho, uma minicidade cenográfica do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), com circuito para aprender praticando.

E nesta quinta-feira (18), o espaço educativo recebeu 65 crianças com idades entre 05 e 12 anos - alunos de duas escolas particulares -, como parte das ações do Detran/AL na Semana Nacional de Trânsito. As atividades lúdicas são divididas em dois momentos: primeiro as crianças recebem orientação com os técnicos do Detran explicando as normas básicas do trânsito e assistem à exibição de desenhos educativos; na segunda parte, elas colocam em prática o que aprenderam sobre o trânsito. Para isso, as crianças usam bicicletas, patinetes e velocípedes (de acordo com a idade de cada uma) e percorrem um minicircuito, que conta com semáforos, sinalização horizontal e vertical.


O assessor especial de Educação para o Trânsito do Detran Alagoas, Roberto Silva, destaca que é durante a fase escolar que as crianças aprendem melhor sobre os mais diversos assuntos, como o tema do trânsito, e ainda se tornam multiplicadores de conhecimento dentro de casa. “As crianças acabam levando para casa os ensinamentos que adquiriam aqui, e a partir daí elas vão educar os pais, os familiares, os vizinhos, a mudar a cultura que temos hoje de um trânsito violento. Temos nelas a esperança de mudança de comportamento, e é dessa forma que vamos reduzir os sinistros de trânsito em Alagoas”, afirmou.


Alunos do 1º período, Joaquim Ferreira (5 anos) e Ágatha Sofia (6 anos), aprenderam mais sobre o trânsito brincando na Arena Detranzinho. Joaquim afirmou que faz tudo certo e não comete nenhuma infração: “Sempre atravesso na faixa e olho para os dois lados. Quando estou no carro dos meus pais, sento na cadeirinha e com o cinto de segurança bem firme”, disse. Ágatha afirmou que vai contar para os pais tudo que aprendeu no Detran. “Gostei muito! Fiquei muito feliz em poder andar de bicicleta com meus amiguinhos e de pintar também”, falou a menina.



As atividades lúdicas também contam com um momento de pintura, brincadeiras de perguntas e respostas e jogos de tabuleiro, tudo tendo o trânsito como a principal temática.