Início da campanha de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos recolhe mais de 800 unidades

Dorgival Junior
Nas duas primeiras ações de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos realizadas em 2025, ocorridas esta semana nos municípios de Porto Real do Colégio e Igreja Nova, ambos situados na região do Baixo São Francisco, foram recolhidas mais de 830 unidades.
As duas ações, ocorridas nos povoados de Itiúba (Porto Real do Colégio) e Boacica (Igreja Nova), fazem parte da campanha Campo Limpo, promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) em parceria com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (ADRRAL).
.jpg)
A campanha tem o objetivo de promover a logística reversa e o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos, incentivando a reciclagem e a responsabilidade socioambiental na agricultura. A iniciativa envolve a colaboração de produtores rurais, distribuidores, secretarias municipais de Agricultura, além de lojas de revenda.
Todo o material recebido foi encaminhado para a central de recebimento de embalagens de agrotóxicos, onde recebeu a destinação final correta.
De acordo com o calendário de atividades, mais sete ações de recebimento estão previstas para ocorrer no estado, a partir de outubro até o fim do ano, sendo executadas nos municípios de Craíbas, Viçosa, Arapiraca, Taquarana, Maragogi, São Sebastião e Santana do Ipanema.
.jpg)
2024
O Núcleo de Agrotóxicos da Adeal informou que, em 2024, em dez ações de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos realizadas em municípios do agreste, zona da mata e litorais sul e norte do estado, foram recebidas 16.673 unidades. Em comparação a 2023, quando o acumulado foi de 8.368 unidades, houve um crescimento de quase 100%.