Notícias

Alagoas encerra segundo bloco dos Jogos da Juventude com medalhas no basquete e natação

Alagoas conquistou três medalhas nas disputas dos Jogos da Juventude | Abelardo Mendes Jr e Wagner Araújo / Comitê Olímpico do Brasil

Ana Paula Lins

Aalagoas conquistou três medalhas no segundo bloco de disputas dos Jogos da Juventude (JEJ), em Brasília. As conquistas foram nas modalidades basquete e natação - águas abertas, e, somadas às duas medalhas do atletismo na primeira etapa, totalizam cinco medalhas para o estado na competição, que prossegue até o próximo dia 25, em Brasília.

No basquete, a seleção feminina conquistou o ouro da 3ª divisão, com atletas dos colégios São José, Madalena Sofia, Sacramento e Anchieta, enquanto a masculina foi prata também na 3ª divisão com equipe formada por atletas dos colégios Padrão, Anchieta, Saint Germain, Montessori, Mulitvisão e Sacramento. Já na natação – águas abertas, o estudante Felipe Araújo, do Colégio Sacramento, foi bronze.




Basquete

As medalhas de ouro e prata fizeram com que o basquete de Alagoas subisse de divisão nos jogos, saindo da 3a para a 2a divisão, tanto no masculino quanto no feminino. Em 2026, o estado disputará a modalidade já na nova divisão.

Os técnicos Flávia Albuquerque (feminino) e Ricardo Amorim (masculino) avaliam a conquista.

“Conquistar o lugar mais alto do pódio é, tanto para mim quanto para as meninas, a concretização de um sonho, um sonho que começou ano passado quando fizemos nossa primeira participação nos jogos em 2024. Essa medalha representa muito para todo o time, pois foi fruto de muita dedicação, esforço, treinos e aprendizados. Sonhamos muito com essa medalha e, finalmente, invictas, conseguimos conquistá-la”, contou Flávia.

“Nossas meninas do basquete feminino brilharam intensamente e conquistaram o ouro, mostrando garra, talento e muita dedicação. Paralelamente, nossos meninos do basquete masculino fizeram uma campanha espetacular, garantindo a prata e provando a força do nosso esporte. Estes resultados representam muito mais do que medalhas: eles simbolizam o crescimento, o potencial e a paixão pelo basquete em nosso estado. É a prova de que, com trabalho duro e união, Alagoas está construindo um futuro promissor para seus atletas” disse Ricardo, que tem um histórico vitorioso no basquete feminino alagoano, tendo já sido campeão dos JEJ e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) pelo Colégio Padrão, antigo Objetivo.




Os capitães de ambas as equipes, Sara Magalhães e Lucas Oliveira, falam que as medalhas são a concretização de um sonho, premiando a dedicação, esforço e união do grupo.

“Essa medalha representa muito para nós, pois foi fruto de muita dedicação, esforço, aprendizados e frustrações que tivemos durante alguns anos e que só nós sabemos o quão duro foi o processo. Sonhamos muito com essa medalha e, finalmente, invictas, conseguimos conquistá-la. Ela é dedicada a todos de Alagoas; às nossas famílias que sempre nos apoiam e torcem com o coração por nós e à nossa treinadora Flávia, que fez do nosso sonho, o dela também”, declarou Sara.

“Essas conquistas representam a força inegável e a união que nos move. Mais do que um time, somos a identidade de Alagoas no esporte, e a garra do nosso estado se manifesta em cada um de nós. Minha sincera gratidão a todos pela oportunidade e por toda a estrutura que nos foi oferecida, fundamentais para alcançarmos esses resultados. Somos segunda divisão nos Jogos da Juventude 2026”, comemorou Lucas.

Águas Abertas

Já nas Águas Abertas, Felipe Araújo trouxe a primeira medalha da modalidade para Alagoas. Ao contrário da natação tradicional, disputada em piscinas, a modalidade Águas Abertas, também conhecida como Maratonas Aquáticas, acontece nos rios, lagos ou mar e o atleta precisa completar uma prova de 5km. Nas disputas nas piscinas, Felipe, que é treinado pelo professor Diego Calado, conquistou um quarto lugar.

Campanha positiva

O chefe da delegação alagoana, professor Paulo Buarque, fez uma avaliação positiva da campanha alagoana nos Jogos da Juventude.

“Conquistamos duas medalhas inéditas no atletismo no primeiro bloco e, no segundo, além da nossa primeira medalha nas Águas Abertas, tivemos mais duas no basquete que possibilitaram que Alagoas subisse para a Segunda Divisão para a próxima edição. Destaque também para as nossas duas equipes de futsal, formadas 100% por estudantes da Rede Pública Estadual e que fizeram bonito. Esses resultados mostram a importância dos Jogos Estudantis de Alagoas, o Jeal, enquanto celeiro de talentos e grande impulsionador do desporto escolar no estado. E tudo só é possível graças ao apoio do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Educação nas pessoas do governador Paulo Dantas e da secretária Roseane Vasconcelos”, refletiu.

Terceiro bloco

A terceira comitiva de atletas e professores que representarão Alagoas na última semana dos Jogos da Juventude chegou neste sábado (20) à Brasília com representantes das modalidades badminton, judô, ginástica rítmica, voleibol, handebol e taekwondo. O grupo permanece no Distrito Federal até a próxima quinta-feira (25), retornando a Alagoas na sexta-feira, dia 26.

A Rede Estadual de Ensino terá representantes nas seguintes modalidades:

Handebol Masculino

Luiz Guilherme Gomes Ferreira de Lima- EE Profª Margarez Maria Santos Lacet (Maceió).

Voleibol Feminino

Haylla Maria Silva Oliveira – EE Lucilo José Ribeiro (São José da Tapera).

Judô Feminino

Maieny Laura Jatinieli Maura dos Santos – EE Francisco Falcão (São Miguel dos Milagres);

Maria Inês Santos da Silva – EE Tavares Bastos (Maceió).

Judô Masculino

Everton Jailson Galdino dos Santos – EE Prof. Mário Broad (Maceió);

Wellington da Silva Gomes – EE Proª Doralice da Silva Moura (Rio Largo).

Taekwondo Masculino

Daniel Erick Cavalcante – Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Maceió);

Davi Oliveira Lins - EE Campos Teixeira (Maceió);

Luís Eduardo Castilho – EE Nossa Senhora da Conceição (Lagoa da Canoa);

Victor Gabriel Santos Silva – EE Profª Miran Marroquim de Quintella Cavalcante (Maceió).