Notícias

Últimos dias para inscrições no IV Encontro Estadual de Museus de Alagoas

Museus de Alagoas se preparam para um encontro que dará voz às políticas culturais do futuro | Thiago Sampaio

Daniel Borges

Estão abertas até o dia 25 de setembro as inscrições para o IV Encontro Estadual de Museus de Alagoas, que ocorrerá no dia 26 de setembro, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, a partir das 9h. O formulário para os interessados em participar está disponível aqui.

A iniciativa é uma realização do Governo de Alagoas, por meio do Sistema Alagoano de Museus, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), através do programa (Re)conexões 2025, que promove um canal de diálogo contínuo entre museus e sociedade para fortalecer políticas públicas museológicas.

Este ano, os debates terão como eixos a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus, a normatização do Fórum Nacional de Museus e a institucionalização do Sistema de Participação Social do Ibram.

“A cada edição do encontro, reafirmamos o papel dos museus como espaços vivos, que não apenas preservam memórias, mas também criam pontes entre o passado e o presente. Esse diálogo é fundamental para que possamos avançar na construção de políticas públicas mais inclusivas e conectadas com a realidade da nossa gente”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Para a coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, o evento representa uma oportunidade de protagonismo para o setor. “É um momento de escuta e de construção coletiva. Queremos que cada museu, cada profissional e cada grupo social se sinta parte desse processo, levando a voz de Alagoas para o cenário nacional. Só assim conseguiremos formular políticas que façam sentido para quem vive a realidade museológica no dia a dia”, disse.

Além de debates e grupos de trabalho, a programação contará com apresentação cultural do Grupo de Guerreiro Comigo Ninguém Pode e palestra sobre inovação e acessibilidade em museus com o mestrando Helder Lima (Ufal), que apresentará o aplicativo Tatu.

Confira a programação completa:

9h – Apresentação cultural: Grupo de Guerreiro Comigo Ninguém Pode 9h30 – Abertura oficial com autoridades presentes 10h – Palestra: TATU – Aplicativo de inovação e acessibilidade para museus – Helder Lima (mestrando em Ciência da Computação/UFAL)

11h – Apresentação do programa (Re)conexões 2025 11h40 – Coffee break 13h30 – Formação dos Grupos de Trabalho para o (Re)conexões

GT1 – Reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus Mediador: Victor Souto (diretor da Pinacoteca da UFAL) Relatora: Mira Dantas (Coordenadora do Sistema Alagoano de Museus)

GT2 – Normatização do Fórum Nacional de Museus Mediadora: Hildênia Oliveira (museóloga e doutoranda/UFAL) Relatora: Marcela Coutinho (assessora técnica do Sistema Estadual de Museus de Alagoas)

GT3 – Institucionalização do Sistema de Participação Social do Ibram Mediadora: Mariana Marques (historiadora/UFAL e coordenadora do LACOR) Relatora: Diana Vasconcelos (assessora técnica do Sistema Estadual de Bibliotecas de Alagoas)

16h30 – Encerramento com a apresentação das contribuições de cada GT para o (Re)conexões