Notícias

Contadores da Sefaz Maceió relatam as experiências da profissão

Contadores da Sefaz Maceió contam sobre a rotina de trabalho e a relevância às finanças municipais | Luis Otávio

Guilherme Honório (estagiário)

Há 80 anos, no dia 22 de setembro, o presidente Getúlio Vargas sancionou o Decreto-Lei nº 7.988, regulamentando a criação do curso superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis. Desde então, a data também passou a ser celebrada nacionalmente como o Dia do Contador.

À frente das questões econômicas, eles apuram e tratam das informações contábeis, examinam custos, fazem e registram balanços financeiros, dentre outras atividades relevantes.

Com o passar das décadas, os profissionais foram alçados a pontos estratégicos. Na Secretaria Municipal de Fazenda(Sefaz Maceió), assim como em todos os grandes setores, públicos ou privados, os contadores realizam visando o bem estar do erário municipal.

Equilíbrio financeiro auxilia a população

Clistenes Calheiros, Contador-Geral do Município, assumiu por anos a Diretoria Contábil do Município e desde 2023, com a Lei Delegada, está à frente da Contadoria Geral do Município, departamento que reúne toda a contabilidade da Prefeitura de Maceió.

“A Contadoria olha para o município como todo. Somos responsáveis pela consolidação das contas, por prestar contas. De uma forma bem ampla, ela acompanha o que está sendo feito pelos demais órgãos no município”, explicou Clístenes, acerca da função da Contadoria, em relação aos demais espaços que compõem o poder público.

Além do mais, cabe à Contadoria manter-se atualizada das normas estabelecidas por entes federativos, responsáveis pelo controle financeiro, no intuito de evitar penalizações. “Tudo que a Secretaria do Tesouro Nacional estabelece, cria, modifica, a gente está atento para que, da forma mais rápida possível, seja implementado no município”, disse.

Ao longo dos anos, a chegada de novos profissionais, assim como a especialização de outros servidores, proporcionou o aprimoramento das informações repassadas internamente e, assim, auxiliando em futuras escolhas.

“O nosso corpo técnico hoje é visando a consolidação, consistência, e qualidade da informação contábil para que, dessa forma, o Secretário possa tomar decisões. Então, as informações contábeis, elas tem uma finalidade, tem um objetivo muito maior que é possibilitar a tomada de decisão”, disse Clistenes.

Há dois à frente da Contadoria Geral do Município, Clistenes Calheiros destacou a efetividade do serviço prestado pela equipe. Foto: Guilherme Honório


Há dois à frente da Contadoria Geral do Município, Clistenes Calheiros destacou a efetividade do serviço prestado pela equipe. Foto: Guilherme Honório

Participando dessa equipe citada por Clístenes, está Lucas Nutels. Há 10 anos no serviço público, sendo quatro na Fazenda Municipal, ele destaca o repasse e o aproveitamento dos resultados em diversas políticas públicas.

“Assim como num time, atuamos numa posição de facilitador dos resultados finais, que vão ser muito mais providenciados pelas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Então, a gente viabiliza e facilita muito das políticas públicas realizadas na ponta pelos nossos servidores e colaboradores”, afirmou.

Logo, o intuito é prestar o serviço adequadamente e com êxito, sendo essa uma característica indispensável da contadoria pública. Dessa forma, a população também passa a beneficiar-se dos frutos do trabalho para a cidade.

“Fazemos um acompanhamento dos relatórios para que esse esses recursos públicos, oriundos da população, de recursos de tributos e transferências constitucionais, sejam aplicados da forma correta e com qualidade, transformando-se em bons resultados para a sociedade alagoana e maceioense”, explicou Lucas.

Lucas Nutels, contador e integrante da equipe, está há quatro anos na Sefaz maceió. Foto: Guilherme Honório


Lucas Nutels, contador e integrante da equipe, está há quatro anos na Sefaz maceió. Foto: Guilherme Honório

Em evento interno, reunindo os contadores, João Felipe Borges, secretário da Sefaz Maceió, abordou o ótimo momento do setor financeiro do município, alcançado pelos servidores da casa.

“A gente reformulou a contabilidade. Eu acho que isso deu um aumento de produtividade e de trabalho na ponta. Mas, de forma geral, o trabalho continua sendo feito pelos servidores”, disse.

Por fim, ele comentou sobre o alcance e continuidade das metas obtidas em Maceió, a partir da efetividade do setor financeiro. “O papel da contabilidade na tomada de decisão da gestão pública é fundamental para que as políticas públicas, como os investimentos, pagamentos e a prestação de contas, estejam em dia. É um processo que se alimenta. Quando a gente faz com que a contabilidade melhore, ela facilita a confiança na informação e, consequentemente, a decisão que é tomada com base nela seja mais assertiva, que é o resultado que impacta toda a cidade”, finalizou o Secretário.

O Secretário João Felipe Borges, durante o evento em comemoração ao Dia do Contador, na Sefaz Maceió. Foto: Guilherme Honório

O Secretário João Felipe Borges, durante o evento em comemoração ao Dia do Contador, na Sefaz Maceió. Foto: Guilherme Honório