Turmas pioneiras de Marcenaria concluem cursos gratuitos em Maceió

Foram concluídas, neste mês de setembro, as primeiras turmas dos cursos gratuitos de Marcenaria promovidos pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário de Alagoas (Sindimóveis), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa marca a primeira ação do convênio entre Sindimóveis e Sebrae para capacitação no setor moveleiro.
As aulas aconteceram na unidade do SENAI Tabuleiro, no antigo Distrito Industrial de Maceió, com dois cursos oferecidos: Técnicas de Marcenaria Básica, de 70 horas, no período da tarde, e Montagem e Instalação de Móveis, de 40 horas, à noite.
O presidente do Sindimóveis, Kennedy Calheiros, ressalta que o projeto vai além da formação técnica. “Agregamos 12 empresas do setor, promovendo treinamentos que elevam a qualificação dos colaboradores e criam encadeamento produtivo, gerando empregos de melhor remuneração e valor agregado à indústria local”, destacou.

O diretor regional do SENAI, Carlos Alberto Paes, destacou a relevância da ação. “Iniciativas como essa transformam vidas e fortalecem a mão de obra e a indústria alagoana”, afirmou.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, acrescenta que é importante apoiar os empreendedores desde a base, oferecendo orientação, acesso a ferramentas de gestão, inovação e conexão com oportunidades de mercado. “É dessa forma que garantimos que cada profissional formado possa crescer de maneira sustentável, fortalecendo não somente seu negócio, mas toda a cadeia produtiva da marcenaria em Alagoas”, disse.

Entre os alunos, Fernando Gabriel, de 22 anos, se diz entusiasmado com a oportunidade. “Nunca imaginei que em tão pouco tempo pudesse aprender tanto. O SENAI me proporcionou conhecimento que levarei para minha vida pessoal e profissional. Pretendo seguir na área e me qualificar ainda mais”, contou.
Além de aprendizado técnico, os cursos ampliaram a visão profissional dos participantes, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo a economia local. Para Kennedy Calheiros, o resultado é motivo de otimismo. “Nosso objetivo é que a indústria de móveis alagoana se torne pujante, gerando desenvolvimento econômico e valorizando cada vez mais os profissionais do setor”, concluiu.
Ascom Sistema Fiea