Grupo de mulheres da Paraíba apresenta espetáculo gratuito em Penedo nesta terça, 23

Fernando Vinicius
O Theatro Sete de Setembro abre as portas para o grupo Parahyba Rio Mulher na noite desta terça-feira, 23, a partir das 19h30, com o espetáculo ‘Fevereiro ou Fica, Vai Ter Bolo’.
A apresentação tem acesso gratuito e faz parte do projeto contemplado no edital Myriam Muniz, lançado pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), cuja circulação contempla seis cidades do Nordeste, entre elas Penedo, a primeira a receber O Rio em Curso.
Formado exclusivamente por mulheres, o grupo teatral que participou recentemente do 31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga-CE, desembarcou na cidade ribeirinha no sábado, 20, e no dia seguinte já entrou em cena.
Na Praça 12 de Abril, às margens do rio São Francisco, elas mostraram como o teatro de rua aproxima o público dos artistas.
Nesta segunda-feira, 22, o grupo realizou a oficina O Feminino em Cena, exclusiva para mulheres, no auditório da Casa de Aposentadoria, atividade com intercâmbio da trupe teatral penedense Cia Flor do Sertão.
E na noite desta terça, 23, o projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e apoiado pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), encerra as atividades, com a apresentação no Theatro Sete de Setembro.
Fevereiro é um “ensaio sobre o luto que parte de uma inquietação pessoal e encontra ressonâncias nos contextos políticos e sociais que atravessamos atualmente, principalmente com a pandemia de Covid-19, e a perda de tantas vidas nesse período”, informa a divulgação do espetáculo de apresentação única.
Sobre a escolha das cidades da miniturnê, a produtora Gabriela Arruda explica os motivos: “A gente colocou cidades que margeiam o Rio São Francisco e que são do interior para ter essa formação de público, essa outra relação que não passa só pela capital, que é o que geralmente acontece nos projetos. A gente quer levar teatro para os interiores e os interiores situados à margem do Rio São Francisco, começando por Alagoas por uma questão geográfica, para ir descendo até Sergipe e Bahia, retornando para Pernambuco”.
De Penedo, o projeto do grupo Parahyba Rio Mulher atravessa o Velho Chico para ser apresentado em Neópolis-SE na próxima quinta-feira, às 15h30, na Pracinha Tiradentes.
Em seguida, elas sobem o rio até a famosa divisa Petrolina-Juazeiro, onde desembarcam no sábado, 27. Outubro começa com o trabalho artístico e de consciência social em Paulo Afonso-BA, no dia 1º, concluindo a circulação do Rio em Curso em Arcoverde-PE, no dia 04.
Quer saber mais sobre Parahyba Rio Mulher? Clique aqui