Notícias

O Clube do Vinil está de volta e promove a sua segunda edição com discotecagem comentada na Ufal

A segunda edição do Clube do Vinil, projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontecerá na quarta-feira, 8 de outubro, às 17h30. O evento irá ocorrer no Centro de Interesse Comunitário (CIC/Ufal), no Campus A. C. Simões, em Maceió. Com o tema “Discotecagem em Vinil”, o encontro vai promover uma experiência cultural, envolvendo comunicação, música e educação sobre a prática da discotecagem analógica.

Coordenado pelos professores Victor Pires e Laís Falcão, e desenvolvido coletivamente com estudantes do curso de Jornalismo da Ufal, o projeto contará com a presença dos Djs Goodson, Obama, e Débora Muniz. A apresentação e mediação do clube vai ser feita por Laís Falcão, professora de Jornalismo na Ufal, e uma das coordenadoras do projeto.

Os Djs convidados irão apresentar o aparato técnico, quais as habilidades culturais, musicais e técnicas são fundamentais para a discotecagem em vinil, escolher um repertório, contextualizar álbuns e faixas, criando um ambiente coletivo de fruição musical para todos os participantes.

Além disso, para os entusiastas da música, o evento também contará com bancas comercializando vinis e livros, como a Solar Discos e o Herói dos Livros. Discos de vinil e livros também serão sorteados entre os participantes do evento.

A entrada no Clube do Vinil é completamente gratuita, e aberta ao público. Não é necessário fazer inscrição, mas quem desejar receber certificado de participação, deverá assinar uma lista de presença no dia do evento. Informações no perfil do Instagram @club.edovinil.

A segunda edição do clube faz parte do Circularte, iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), que visa ocupar os espaços da universidade com arte, lazer e aprendizado. E o clube do vinil tem o objetivo de valorizar e promover a cultura do vinil como parte relevante da nossa vivência artística-musical contemporânea.

II CLUBE DO VINIL: DISCOTECAGEM COMENTADA

DATA: 8/10/25

HORÁRIO: 17h30

LOCAL: Pátio do primeiro andar do CIC/Ufal

ENTRADA: Gratuita

BIOGRAFIAS DOS CONVIDADOS


Débora Muniz é jornalista com mais de 10 anos de atuação na área de assessoria de comunicação. Fora das redações e bastidores da notícia, cultiva há mais de 15 anos uma paixão que vai além do trabalho: colecionar discos. Sua pesquisa é guiada pela música brasileira — especialmente dos anos 70 — mas, no fim das contas, o critério é simples: guardar só aquilo que faz sentir. De vez em quando, deixa os vinis escaparem das prateleiras para girar no Coletivo 78 Rotações, encontro que acontece na Kero Mais. É também integrante do Spin Sisters, o primeiro clube de vinil formado apenas por mulheres no Brasil, que já reúne mais de 200 apaixonadas por música. Ali, o papo flui leve e livre de preconceitos, colocando os bolachões no centro da cena.

Goodson é Dj, curador e pesquisador musical. Na cena maceioense desde 2020, quando iniciou gravando suas discotecagens nas redes sociais, Goodson vem agitando e levando música por todos os cantos da cidade, sempre com seus bons e velhos discos de vinil.

Gustavo Henrique dos Santos, conhecido como Deejay Obama, começou sua carreira artística independente em 2014, quando resolveu pegar seus discos de vinil e suas pick-ups (toca-discos), para se aventurar discotecando nas noites da capital Maceió, tocando em diversos bares alternativos, casa de shows, eventos da cultura popular periférica, trazendo à tona vertentes musicais que mais o atraem como brasilidades, hip-hop e reggae. É fundador, produtor e DJ de duas festas que vem agitando a cidade: A Coisa tá Preta e BecoSounds.

Laís Falcão é pesquisadora, professora, jornalista, agente e parecerista cultural. Fez graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestrado e doutorado em Comunicação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É autora dos livros: Controvérsias da MPB na Rede: Propostas Teóricas e Métodos Digitais na Internet Para Pesquisar a Sigla no Século XXI (Appris, 2021); e A MPB em Mudança: Cartografando a Controvérsia da Nova MPB (Simplíssimo, 2017). Também realizou o projeto multimídia Na Maré das Lives, e coordena o projeto de extensão universitária Clube do Vinil.

Fonte: Assessoria