Ação conjunta intercepta meia tonelada de droga e carga irregular em São Sebastião

Tatyane Barbosa e Alan Fagner
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL), realizou, nesta terça-feira (23), uma operação que resultou na retenção de uma van no município de São Sebastião, interior do estado.
O veículo transportava medicamentos, equipamentos elétricos usados em sistemas de distribuição de energia e cerca de 500 quilos de drogas. Participaram da ação policiais militares da Companhia de Polícia Militar Independente Fazendária (CPM/I-Faz) com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A carga havia sido emitida em São Paulo com destino a Bahia, mas os auditores fiscais identificaram que o veículo circulava em rota divergente, seguindo para Maceió. A inconsistência levantou suspeitas de fraude fiscal, resultando na emissão de um Termo de Averiguação estimado em R$ 50 mil.
.jpeg)
Durante a tarde, houve uma coletiva de imprensa para apresentar os detalhes da operação, que resultou em uma das maiores retenções de drogas já registradas em Alagoas. Na checagem das caixas transportadas, ao romper o lacre de uma das embalagens, encontraram tabletes de maconha.
Diante da descoberta, a guarnição intensificou a revista e localizou mais caixas contendo entorpecentes, além de um compartimento oculto no veículo, no qual também estavam escondidos materiais ilícitos.
No total, mais de 900 tabletes de maconha, aproximadamente 500 quilos do entorpecente, e 22 caixas de mercadorias sem nota fiscal foram retidas. O veículo foi encaminhado ao posto da PRF, procedimento que contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Posteriormente, a van foi conduzida para Maceió, a fim de serem adotados os procedimentos legais cabíveis.
%20-16.jpg)
De acordo com o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, a interceptação ocorreu graças ao programa Trânsito Inteligente, que utiliza tecnologia avançada de monitoramento.
“A operação contou com informações de câmeras, balanças dinâmicas e cruzamento de dados com outros órgãos federais e estaduais, o que permite fiscalizações mais direcionadas a veículos suspeitos. A partir desse trabalho integrado, temos obtido excelentes resultados”, mencionou.
%20-04.jpg)
Para o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, a ação demonstra que Alagoas está preparada para enfrentar o crime em todas as regiões do estado.
“É a mensagem que a Segurança Pública, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, transmite a quem pretende agir contra a lei em nosso território: Alagoas é um estado forte, com forças policiais técnicas atuando nas fronteiras e de forma integrada com todas as secretarias estaduais”, destacou.