Representante do Ministério da Saúde e presidente da Fenasce participam de evento do Sindacs-AL

O Sindacs-AL realiza, nesta sexta-feira (26), o Seminário Regional dos ACSs e ACEs do Litoral Sul. O evento acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro e tem como principal objetivo capacitar e informar a categoria sobre as lutas prioritárias, incluindo o piso salarial e a aposentadoria especial.
A programação começa às 8h com as inscrições e a abertura solene, marcada para às 9h. Entre os temas em destaque, estão o novo modelo de cofinanciamento do Piso da Atenção Primária, com a presença de um representante do Ministério da Saúde, e a palestra “Avanços e Perspectivas da Categoria”, ministrada pelo presidente do Sindacs-PE, Graciliano Gama.
A aposentadoria especial será amplamente debatida em palestra com o presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (FENASCE), Luís Cláudio, e o especialista em direito previdenciário, Wladimir Fontes. A presença do deputado estadual Alexandre Ayres, do vereador de Maceió Allan Pierre, e do presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, Yuri Cortez, demonstra a importância da mobilização política para o avanço das pautas.
Para o diretor executivo do Sindacs-AL e da Fenasce, Fernando Cândido, o seminário serve para fortalecer a união e mostrar que os ACSs e ACEs estão mobilizados na defesa de seus direitos. “Somos a linha de frente da saúde no Brasil, e nosso trabalho precisa ser valorizado e reconhecido. Os agentes devem estar bem informados sobre seus direitos, para garantir que a luta por um piso justo e pela aposentadoria especial tenha êxito”.
Programação:
8:00h - Inscrições
9:00h - Abertura solene
10h - Palestra “Novo Modelo do Cofinanciamento do Piso da Atenção Primária”, com representante do Ministério da Saúde.
10h30 - Palestra “Avanços e Perspetivas da Categoria”, com o presidente do Sindacs-PE Graciliano Gama.
11h - Debate
11h30 - Palestra “Aposentadoria Especial”, com Luís Cláudio presidente da FENASCE e Dr. Wladimir Fontes especialista em direito previdenciário
12h - Debate
12h30 - Almoço e encerramento.
Assessoria