Exposição itinerante sobre verticalização urbana chega à UNINASSAU Maceió

A exposição itinerante “Processo de Verticalização das Capitais do Nordeste” está aberta à visitação no curso de Arquitetura da UNINASSAU, no bairro do Farol, até o fim deste mês. Esta é a terceira instituição a receber a mostra, que começou na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e passou pelo Cesmac.
O coordenador do projeto, professor doutor Alexandre Marcio Toledo, e integrantes da pesquisa farão uma roda de conversa nesta quarta-feira, a partir das 19h, com os estudantes e professores, ampliando o debate sobre os impactos e desafios da verticalização urbana.
Desenvolvida entre 2021 e 2025, a iniciativa reúne resultados de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (gEPA/Ufal). A mostra é composta por 20 banners que apresentam as especificidades do crescimento vertical em Aracaju, João Pessoa, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Luís e Teresina, além de um comparativo com o processo em Maceió.
O material foi produzido com a participação de estudantes de graduação (PIBIC) e pós-graduação, consolidando um olhar crítico sobre a transformação urbana nessas capitais. Segundo o professor Alexandre Toledo, o objetivo é “divulgar o conhecimento produzido e aproximar o debate dos demais cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado de Alagoas”.