Notícias

Governo de Alagoas celebra cooperação com Universidade de Lisboa

Secretário Júlio Cezar articulou a pactuação do protocolo com a Universidade de Lisboa | Ascom Serfi

Graça Carvalho

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), celebra neste sábado (27), às 11 horas, protocolo de cooperação internacional com a Universidade de Lisboa. A ação será feita juntamente com reitores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

A articulação do protocolo de cooperação foi conduzida pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), durante reuniões de alinhamento com os professores catedráticos Ricardo Ramos Pinto e João Ricardo Catarino e participação das Secretarias de Estado de Planejamento e Fazenda. “Desde o início dessa articulação, tivemos apoio irrestrito do governador Paulo Dantas e pronta adesão dos dirigentes das instituições signatárias. De modo que essa iniciativa conjunta sela o início de uma nova etapa de integração entre o ensino superior alagoano e o cenário acadêmico internacional”, ressalta o secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi).

Compromissos e eixos

Com a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) as instituições signatárias se comprometem a promover cooperação um amplo projeto de cooperação nas áreas acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural, fomentando o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de projetos e programas de interesse comum, com o devido respeito às especificidades institucionais e as legislações de cada país envolvido.

O protocolo tem como eixos estratégicos a investigação, formação e docência em níveis de graduação e pós-graduação; cooperação técnica no planejamento e execução de estudos e projetos; projetos conjuntos de pesquisa e inovação, com estímulo à formação de grupos mistos de trabalho; intercâmbio de docentes e gestores, com fins acadêmicos, técnicos e de assessoramento; intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, com possibilidade de bolsas mediante acordos específicos; e o compartilhamento de documentação e informação, incentivando publicações científicas e técnicas em conjunto.

lém do governador Paulo Dantas, do secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi) e do professor Ricardo Ramos Pinto (Universidade de Lisboa), vão participar da solenidade de assinatura do protocolo os reitores Odilon Maximo (Uneal), Henrique Costa (Uncisal), Carlos Guedes (Ifal), Josealdo Tonholo (Ufal) e o diretor-presidente Fábio Guedes (Fapeal).