IBFF promove diálogo sobre desenvolvimento e profissionalização da modalidade em parceria com a Copa Maria Bonita Betnacional

O fortalecimento do futebol feminino ganha um novo capítulo de profissionalização. Durante a Copa Maria Bonita Betnacional em Pernambuco, que está acontecendo entre os dias 2 e 11 de outubro, o Instituto Brasileiro de Futebol Feminino (IBFF) promove, no dia 05, o seu 1° Encontro Estratégico de Futebol Feminino, reunindo mulheres do esporte em um espaço de diálogo e construção coletiva.
Como responsável pela curadoria, mediação e estratégia, o IBFF conduz uma jornada com o propósito de criar um ecossistema de valorização das mulheres em todas as esferas do futebol, do campo à gestão. Dentro da Copa Maria Bonita Betnacional, o evento foi criado em parceria com o campeonato e direcionado para o público participante da competição, atletas, comissões técnicas, organizadores, lideranças regionais e convidados, contribuindo com a evolução do futebol feminino na região. “Juntas, conseguimos mudar o jogo e fortalecer a modalidade em diferentes aspectos. O futebol feminino é parte essencial do desenvolvimento social e esportivo do Brasil, e é isso que buscamos potencializar e construir com o IBFF”, afirma Sandra Santos, Co-Fundadora e Diretora de Futebol do IBFF.
O encontro será realizado por mulheres que já atuam na modalidade há mais de 30 anos, com participação de personalidades de destaque na região, entre elas Adja Andrade, da FPF-PE - Federação Pernambucana de Futebol e Sabrina Rocha, apresentadora da TV Globo, Sandra Santos e Camila Estefano, ex-atleta da Seleção Brasileira e Gerente Geral do Projeto Estrelas.
“O 1° Encontro Estratégico de Futebol Feminino é uma oportunidade única de reunir mulheres que já vêm fazendo a diferença na modalidade e, juntas, construir caminhos de forma coletiva e pensar em soluções práticas para o fortalecimento do esporte. Faz parte do nosso propósito no IBFF criar espaços de diálogo e profissionalização que gerem impacto real, e a Copa Maria Bonita é o cenário ideal para ampliarmos essa construção e deixarmos um legado consistente para a modalidade no Nordeste e, consequentemente, no Brasil” complementa Camila Estefano, Co-Fundadora e Presidente do IBFF.

“A parceria com o Instituto Brasileiro de Futebol Feminino é um passo fundamental para o que acreditamos com a Copa Maria Bonita Betnacional: não apenas realizar uma grande competição, mas também gerar legado e oportunidades concretas para as mulheres no futebol. O 1° Encontro Estratégico de Futebol Feminino será um espaço de troca, aprendizado e construção coletiva, alinhado à Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. Estamos muito felizes em receber esse movimento dentro da nossa Copa e confiantes de que, juntos, conseguiremos contribuir de forma real para o fortalecimento da modalidade no Nordeste e em todo o Brasil, afirma Denis Perucci, idealizador da Copa.
Sobre o IBFF
O Instituto Brasileiro de Futebol Feminino (IBFF) atua pela profissionalização do futebol para meninas e mulheres no Brasil, desenvolvendo ações que fortalecem a modalidade, ampliam oportunidades e promovem equidade de gênero no esporte. A instituição reúne e articula lideranças com propósito e expertise no futebol feminino, conduzindo estrategicamente projetos, experiências e pesquisas para elevar a modalidade a um novo patamar de desenvolvimento e reconhecimento nacional. https://ibff.org.br/
Sobre Copa Maria Bonita
Idealizada por Denis Perucci, a Copa Maria Bonita Betnacional será sediada em Pernambuco entre os dias 2 e 11 de outubro e já é reconhecida como a maior competição da modalidade já promovida na região. O torneio reunirá nove clubes representando cada estado do Nordeste, com o propósito de celebrar, valorizar e dar mais visibilidade ao talento das mulheres em campo. Entre os clubes participantes estão: Atlético-PI, Sport-PE, Bahia-BA, Sampaio Corrêa-MA, ABC-RN, Confiança-SE, Botafogo-PB, CRB-AL e Fortaleza-CE, todos já confirmados na disputa. A competição conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Governo do Estado de Pernambuco, da Federação Pernambucana de Futebol e da Dupla Comunicação.
Fonte: Assessoria