Execução Penal de Alagoas participa de workshop sobre sistema penitenciário federal

O juiz Alexandre Machado representa a Vara de Execuções Penais no XIV Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal, que segue até terça (7), em Brasília. Para o magistrado, o sistema desempenha importante papel no combate à criminalidade e no isolamento de lideranças de facções.
"Criado com o objetivo de isolar essas lideranças e desarticular a atuação dessas organizações dentro e fora das prisões, o sistema tem alcançado resultados expressivos no combate ao crime organizado", afirmou.
Segundo o juiz, a Vara de Execuções Penais tem sob sua jurisdição dezenas de lideranças de facções criminosas, atualmente isoladas no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), com potencial de transferência para presídios federais.
"O evento oportuniza a participação em discussões voltadas ao aperfeiçoamento dos procedimentos de inclusão e de renovação de permanência de lideranças de facções em presídios federais. Além disso, proporciona troca de experiências sobre o uso de tecnologias na gestão prisional e no enfrentamento às organizações criminosas, bem como sobre o aprimoramento dos protocolos de segurança e monitoramento", disse o juiz.
E reforçou: "Esses debates contribuem de forma decisiva para o fortalecimento das instituições e para a proteção da sociedade alagoana".
O workshop está sendo realizado na sede do Conselho da Justiça Federal. A programação pode ser conferida aqui.
Dicom TJAL