Notícias

Equatorial intensifica rotina de inspeções preventivas para garantir confiabilidade da rede elétrica no estado

Com o auxílio de tecnologia avançada, equipes da Equatorial percorrem diversos trechos com o objetivo de identificar possíveis anomalias e executar correções | Assessoria

Para garantir a confiabilidade de uma rede elétrica que conecta áreas urbanas, rurais e regiões de difícil acesso, a Equatorial Alagoas realiza rotineiramente inspeções preventivas em todo o estado. Nesta semana, as ações foram intensificadas nos municípios de Rio Largo, Maceió, União dos Palmares, São Brás, Palmeira dos Índios e Girau do Ponciano. O trabalho, tem como objetivo assegurar a integridade das estruturas e antecipar possíveis falhas, reforçando o compromisso da Distribuidora com a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica para a população alagoana.

O diagnóstico e análise são feitos em todo os componentes e estruturas da rede elétrica como postes, cabos e isoladores. Também é observado se tem vegetação tocando a rede, pontos de aquecimento e outros sinais de falhas, que exigem ação imediata para evitar interrupções no fornecimento.

Considerando a chegada do verão, período em que Alagoas se destaca como um dos destinos turísticos mais procurados do país, a Equatorial também está intensificando as inspeções na rede elétrica de municípios que possuem maior concentração de casas de veraneio. Além da capital, trechos do Litoral Norte e Sul, desde o município de Feliz Deserto até Maragogi, também serão beneficiados com as ações preventivas, a fim de assegurar maior confiabilidade no fornecimento de energia durante a alta temporada.

O superintendente tático da Equatorial Alagoas, Thiago Attias, explica que, após a análise detalhada feita pelas equipes técnicas, é traçado um plano de manutenção para corrigir possíveis anomalias encontradas, garantindo mais segurança para as comunidades atendidas e maior eficiência na distribuição da energia que chega às residências, comércios e indústrias.

INOVAÇÃO – Durante o processo de inspeção, além das ferramentas convencionais, os técnicos utilizam equipamentos avançados que proporcionam maior precisão nas análises, como drones, câmeras termográficas, tablets e binóculos. Esses recursos tecnológicos permitem uma avaliação mais minuciosa da rede elétrica, mesmo em locais de difícil acesso.

O uso de drones, por exemplo, é essencial para inspecionar redes localizadas em áreas como manguezais, travessias de rios e regiões com vegetação densa, onde o acesso das equipes de campo seria mais limitado. Já as câmeras termográficas são utilizadas para detectar pontos de aquecimento nos componentes da rede elétrica, possibilitando a identificação de falhas sem a necessidade de interrupção no fornecimento, o que reduz os impactos para os consumidores.

Segundo Attias, a prioridade da Equatorial é assegurar a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia para os alagoanos, por meio de investimentos constantes em tecnologias que permitam identificar problemas de forma rápida e realizar manutenções preventivas com maior eficiência.



Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas