Polícia Militar promove 253 policiais e homenageia outros 304 com medalhas do mérito

Severino Carvalho
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou, nesta quinta-feira (9), a solenidade de promoção dos 253 policiais, entre oficiais (40) e praças (213). A solenidade ocorreu na sede da Academia da Corporação, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. As promoções desta quinta-feira foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 28 de agosto.
A cerimônia também marcou a entrega de medalhas do mérito a 304 militares que foram homenageadas. O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, participou da solenidade. Ele representou o governador Paulo Dantas. Vitor afirmou que as homenagens e as promoções concedidas são uma forma de reconhecer o trabalho e o esforço desses agentes de segurança pública, que têm apresentado os melhores resultados em segurança nos últimos 15 anos.
%20_0023.jpg)
"Primeiramente, parabenizo a Polícia Militar pelos seus 193 anos de história e serviço. O governador Paulo demonstra, com esta iniciativa, o reconhecimento ao trabalho e ao prestígio dos policiais militares que dedicam suas vidas à Segurança Pública em Alagoas", declarou o secretário.
O comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, disse que o momento é de celebração e reconhecimento. Ele destacou os investimentos em Segurança Pública feitos pelo Governo do Estado."Agradeço ao nosso governador Paulo Dantas por seu apoio incondicional à Segurança Pública de Alagoas. Sua gestão já investiu R$ 704 milhões na área, com grande foco na Polícia Militar. Essas ações estão transformando a Segurança Pública alagoana em um modelo de referência nacional", afirmou o comandante-geral.
%20_0018.jpg)
Solenidade
A solenidade teve início com a revista à tropa, seguida das palavras do Capelão da PMAL e das homenagens aos veteranos da Corporação, representados pelo coronel da Reserva Remunerada Rubens Honorato dos Santos. Um vídeo institucional em comemoração aos 193 anos da PMAL foi exibido.
A cerimônia seguiu com a outorga das medalhas do Mérito Científico, Policial Militar, Administrativo, Operacional, Disciplinar e do Tempo de Serviço, além das medalhas da Cruz de Combate e de Sangue. A Cabo PM Fernanda Alves foi agraciada com a Medalha do Mérito Científico pelo artigo intitulado “O ingresso da mulher na Polícia Militar de Alagoas e a memória contida no arquivo funcional da corporação”.
%20_0014.jpg)
"A pesquisa, especificamente, foi um trabalho científico voltado à memória institucional, especialmente ao papel da mulher, desde o ingresso das primeiras policiais na corporação. Imagino que, assim como eu, os demais agraciados também estejam felizes em receber este reconhecimento da Corporação por suas contribuições. São militares que, de alguma forma, produziram conhecimento que fortalece e serve para o engrandecimento e o crescimento da própria Corporação", definiu Fernanda Alves.
A cerimônia prosseguiu com o ato de promoção dos oficiais e praças. Para o militar Pedro Honorato, a emoção veio multiplicada por gerações. Ele foi promovido de major a tenente-coronel; e o pai, Rubens Honorato dos Santos, homenageado entre os militares da Reserva. "Sou filho e neto de policial militar. Portanto, para mim, é motivo de grande orgulho e honra ser promovido e reconhecido perante a tropa. Estou muito feliz. É o reconhecimento do esforço dedicado à Polícia Militar e à sociedade alagoana durante minha carreira", celebrou Honorato.
%20_0002.jpg)
Logo após os juramentos dos homenageados e promovidos, as autoridades discursaram, encerrando a cerimônia.