Curitiba: Blog do Edmílson Teixeira desbrava o 'clima europeu' e o espetáculo da Serra do Mar

Edmilson Teixeira
O Blog do Edmílson Teixeira cruzou fronteiras no último fim de semana e aterrissou na capital paranaense, Curitiba, para uma visita que se estendeu de quinta-feira à madrugada desta segunda-feira, 13. O resultado? Uma experiência espetacular, marcada pela sensação de estar em um pedacinho da Europa, com um clima bem diferente do calor habitual de Maceió.
Apesar da persistente chuva e de um frio constante de 13 graus, o jornalista Edmílson Teixeira e sua esposa, Andreza, desfrutaram de momentos prazerosos e de uma cidade que soube conquistar pela sua hospitalidade e organização. Um ponto de destaque foi a política de serviços de turismo local, elogiada por não "explorar os visitantes", um hábito, infelizmente, comum em outras cidades turísticas.

O roteiro em Curitiba foi completo. A gente explorou o lado histórico da região, visitou parques e aproveitou o tradicional passeio de ônibus que circula por toda a cidade, proporcionando uma visão abrangente de seus principais pontos.
No entanto, o ponto alto da viagem, comprovado e destacado, foi o badalado passeio de trem entre Curitiba e Morretes. Considerado um espetáculo mundialmente conhecido – e um dos mais bonitos do Brasil, cortando a maior reserva de Mata Atlântica do mundo –, a jornada pelos trilhos da Serra do Mar revelou paisagens de tirar o fôlego, ao longo de seus 68 km de extensão.

A história de Morretes começa com a ocupação indígena e a chegada de mineradores em meados do século XVII. A cidade foi fundada oficialmente em 1721, prosperou como ponto de escoamento de ouro e produtos agrícolas pelo rio Nhundiaquara, e foi oficialmente fundada em 1721. Sua arquitetura colonial é preservada, com casarões centenários, e seu nome vem dos pequenos morros que a cercam
A engenharia e a natureza em harmonia
O trajeto, operado pela empresa Serra Verde Express, é famoso por percorrer a histórica Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá. A ferrovia é uma obra-prima da engenharia, com túneis e pontes que se integram à natureza exuberante da Serra do Mar. A experiência proporciona uma descida emocionante, partindo dos 930 metros de altitude de Curitiba até o litoral.
A nossa equipe fez questão de registrar um agradecimento especial à jornalista e assessora Francielli Xavier, da empresa https://www.instagram.com/serraverde_oficial/?hl=pt-br que opera o passeio, pela atenção dedicada ao casal.
A visita do Blog do Edmílson Teixeira a Curitiba e à Serra do Mar reitera a vocação turística de Curitiba e o valor inestimável do seu famoso passeio de trem, que, mesmo sob 13 graus, esquentou a alma e garantiu uma matéria inesquecível para o blog.